Uma simples ida à Secretaria da Pessoa Idosa para fazer o Cartão do Idoso, transformou César Augusto Klinkowski em um eletricista voluntário. “Eu vim até aqui fazer minha carteirinha e vi algumas coisas que estavam para ser feitas na estrutura do local. Aí fui ficando, gostando e como não gosto de ficar parado, acabei me voluntariando oficialmente na equipe”, disse o animado César, que já arrumou a Central de Tubulação de Gás e a iluminação do galpão de atividades e depósito. Ele faz parte da “Rede do Bem” formada por 115 pessoas que, pelo menos, uma vez por semana saem de suas casas para serem voluntárias na Secretaria da Pessoa Idosa (SPI), em Balneário Camboriú.
Os voluntários foram homenageados nesta terça-feira (23), em um café da manhã. O prefeito Fabrício Oliveira participou do encontro e entregou a cada um deles, certificados de agradecimento. “Ainda que eu falasse a língua dos homens, e falasse a língua dos anjos, sem amor, eu nada seria, por isso eu agradeço a tudo o que vocês estão fazendo. A união das pessoas, do projeto e de todas essas ações e oficinas, transformam este local em um local abençoado”, disse o prefeito citando um trecho de Coríntios.
“Aqui nós temos médicos, advogados, professora de teatro, massoterapeutas e uma família, não existe coisa melhor para a saúde e a alegria”, disse Elite de Zutter. Ela começou como aluna dos cursos e logo pediu para trabalhar. “Falei para secretária que queria ser voluntária e ela logo tratou de me arrumar uma vaga, hoje auxilio na organização dos eventos”, contou a orgulhosa Elite.
Entre os voluntários homenageados, estava um diferente. Arthur Eduardo, o cachorrinho do Projeto Cão Terapia, recebeu muitos carinhos durante o evento, sendo reconhecido como um integrante da secretaria. O projeto, sucesso no Lar dos Idosos, será ampliado. A partir do dia 31 de março também será realizado no Hospital Municipal Ruth Cardoso.
Hoje o Município oferece mais de 40 cursos e oficinas, ministrados por voluntários. “Achei que pegaríamos um trabalho em andamento, mas começamos ele do zero. Agradeço a todos que confiaram em nossos trabalhos. Poderíamos falar o dia inteiro sobre todos os professores e pessoas voluntárias, por isso saibam que vocês fazem um governo mais forte”, agradeceu a secretária da Pessoa Idosa, Christina Barichello.