Na primeira sessão de março (02/03), o plenário da Câmara de Vereadores aprovou com 16 votos favoráveis ao projeto de lei ordinária 80/2021, de autoria do vereador Patrick Machado.
O projeto encarrega os órgãos públicos, empresas concessionárias de serviços públicos e empresas privadas a oferecer, durante todo horário de expediente, atendimento preferencial às pessoas com Fibromialgia, síndrome que tem como principal sintoma intensa dor generalizada.
A lei possui importância para primeiramente diminuir os transtornos dos que possuem a síndrome, que muitas vezes ficam incapazes de realizar atividades do cotidiano devido a dor intensa e não possuem condições de ficarem em filas, mas também para levantar a visibilidade para essa doença que afeta mais de 2 mil moradores de Balneário Camboriú.
“Essa lei vem no sentido de conceder dignidade às pessoas com fibromialgia. A síndrome infelizmente ainda possui pouca visibilidade, mas aqueles que acompanham por perto sabem a tristeza que é ver um ser humano incapaz de receber um abraço, tomar um banho ou fazer outras atividades básicas por conta de uma dor que as perseguem. Esse é apenas mais um pequeno passo em direção a uma maior atenção e, se Deus quiser, futuramente para a cura”, comentou o vereador Patrick.
A lei agora segue para sanção do poder executivo.
Texto: Arthur Dejean – Gabinete do vereador Patrick Machado