De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, no domingo (11), uma frente fria avança e uma massa de ar frio de origem polar se aproxima, trazendo mudanças nas condições climáticas em Santa Catarina. O dia começa com chuva no sul do estado, e ao longo da manhã, as temperaturas caem rapidamente em todas as regiões próximas ao Rio Grande do Sul. Em Balneário Camboriú e região, o dia começa com poucas nuvens, e o frio e a chuva só devem chegar à noite. É possível que a persistência da chuva cause alguns alagamentos localizados no sul do estado, mas o risco é baixo. Nas regiões próximas ao Rio Grande do Sul, há um alto risco de agravamento de doenças cardiovasculares e respiratórias devido ao frio. Os ventos mudam para o quadrante sul com a chegada da frente fria, e são esperadas rajadas moderadas a fortes na costa catarinense, o que pode gerar agitação marítima e um risco baixo a moderado de ocorrências relacionadas a essa condição.
Na segunda-feira (12), o tempo permanece chuvoso e frio em Santa Catarina, com máximas que não devem ultrapassar os 15°C em todo o estado. O dia começa com chuva, especialmente na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto e Litoral Norte (Região de Balneário Camboriú), onde a chuva deve ser mais persistente e volumosa. Nessas áreas, o risco de ocorrências como alagamentos, deslizamentos e enxurradas é moderado a alto. No oeste e extremo sul do estado, a chuva perde intensidade em relação ao domingo, mas o tempo permanece fechado, com possibilidade de chuviscos. Os ventos sopram do sul, sendo mais fortes nas áreas costeiras, mantendo o mar agitado e gerando um risco moderado de ocorrências. Também existe a possibilidade de congelamento de pistas e ocorrência de chuva congelada e congelante na serra catarinense.
Na terça-feira (13), o tempo permanece nublado em todo o estado, com possibilidade de chuviscos ao longo do dia. O frio se intensifica ainda mais em Santa Catarina, e as temperaturas variam entre 7°C e 12°C na maior parte do estado. Existe a chance de congelamento de pistas na serra catarinense. Os ventos continuam soprando do sul, e o mar continua agitado no litoral catarinense, com um risco moderado de ocorrências associadas a isso.
A chuva volta a ganhar força entre quarta-feira (14) e especialmente na quinta-feira (15), principalmente nas regiões litorâneas. Devido à persistência da chuva, o risco é moderado a alto de ocorrências relacionadas à chuva persistente e volumosa, como alagamentos e deslizamentos. Na quarta-feira (14), ainda se sentirá muito frio, com temperaturas abaixo de 15°C em praticamente todo o estado, mas na quinta-feira (15), as temperaturas sobem um pouco no litoral, com máximas entre 15°C e 18°C.