Entre intimações, coletas e diversos outros tipos de ações, a Divisão de Vigilância Sanitária de Balneário Camboriú contabilizou um total de 2479 procedimentos realizados até o dia 20 de janeiro. Dessas ações, as mais registradas foram as inspeções sanitárias, que acontecem com toda a demanda que requer vistoria, como a liberação de alvará, licença, denúncia, orientação ou de rotina. Outros registros com grande demanda foram as vistorias para concessão e renovação de alvará sanitário, que constituem cerca de 33% do total de procedimentos.
Ao todo, 32 denúncias foram atendidas no mês de janeiro. De acordo com o diretor da Vigilância Sanitária de Balneário Camboriú, Sandro Alexandre Franco, as denúncias mais atendidas foram de lixo em locais inapropriados, caramujos africanos e mosquitos Aedes aegypti, além das relacionadas com alimentos.
O trabalho da fiscalização da Vigilância Sanitária de Balneário Camboriú é importante para promover ações que previnam e combatam doenças, impulsionando a saúde pública da cidade e protegendo o meio ambiente de agentes externos. Além disso, é papel da vigilância conscientizar a população. “Nosso objetivo é, primeiramente, de cunho educativo, visando orientar as pessoas para que frequentem sempre estabelecimentos com alvará sanitário e devidamente limpos, a fim de evitar doenças e contaminações através desses ambientes”, finaliza Sandro.
Na próxima semana, será concluído o balanço total das operações de janeiro.