Nesta terça-feira (25) a Vigilância Sanitária de Balneário Camboriú interditou uma farmácia na 3ª Avenida esquina com a Rua 2300. Durante uma vistoria de rotina para renovação do alvará os fiscais identificaram anabolizantes importados e sem nota fiscal à venda, o que caracteriza crime por descaminho de acordo com o código penal.
“Os fiscais acionaram a Polícia Militar e os responsáveis fugiram do local para evitar o flagrante. A farmácia foi interditada e os produtos apreendidos. A Polícia Civil abriu inquérito para investigar o caso e os proprietários irão responder criminalmente” contou a diretora da Vigilância Sanitária, Jeanine Gamborgi Ramos.
Somente anabolizantes nacionais com registro na ANVISA podem ser comercializados no país, com prescrição médica. “Esses produtos apreendidos são de procedência duvidosa. Ficamos surpresos porque esse tipo de apreensão é comum em academias ou lojas de suplemento alimentar e não em farmácias” disse a diretora.
Além de responder criminalmente, os donos da farmácia serão multados. A infração será lavrada na próxima semana e a multa pode variar de R$ 5.800 a R$ 25 mil reais. A farmácia poderá voltar a funcionar, assim que o responsável técnico solicitar a reabertura, já que os demais produtos estavam de acordo com a lei.