Na manhã deste sábado (29), o grupo de Proteção Ambiental da Guarda Municipal De Balneário foi acionado através da central (153), para atender ocorrência na praia de Laranjeiras, onde informavam que havia uma tartaruga debilitada no local.
A guarnição se deslocou com agilidade para praia, onde encontrou uma grande tartaruga marinha sendo retirado de uma embarcação viva, mas bastante debilitada, magra, com cortes no pescoço e também e uma de suas nadadeiras. O pessoal que retirou ela do mar, relatou que estavam navegando quando encontraram a tartaruga marinha se batendo no mar enroscada e presa em resíduos descartado no mar, como cordas e madeiras, onde efetuaram a soltura do animal marinho e a encaminhando a praia, solicitando o apoio do grupo de Proteção Ambiental.
A tartaruga marinha era da espécie caretta caretta também conhecida como tartaruga-cabeçuda ou tartaruga-mestiça, que média aproximadamente 1 metro, de sua cauda até a cabeça e pesava em torno de uns 60 quilos, sendo que o status dessa espécie no Brasil e de perigo (classificação do MMA).
A guarnição solicitou que a central 153, solicita-se a presença do PMP/UNIVALI (Projeto de monitoramento de praias), órgão responsável pelo atendimento que tem como objetivo resgatar as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário a animais vivos e necropsia nos mortos. Onde a equipe do PMP/UNIVALI, informou que estavam em outro atendimento e iriam demorar um pouco para chegar no local e efetuar o resgate.
Diante de todos os fatos e que cada segundo fazia diferença para salvar o animal, os guardas municipais efetuaram o resgate da tartaruga marinha, colocando na caçamba da viatura informarando a seus superiores que se deslocariam até a cidade de Penha/SC, Sede do complexo PMP/UNIVALI, onde já havia uma equipe de veterinários e biólogos aguardando.
Que ao chegar no local, a equipe de especialistas técnicos do PMP/UNIVALI já deram início no tratamento de recuperação da tartaruga- marinha.