A vereadora Juliethe Nitz (PL) propõe instituir o “Maio Laranja”, um mês de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Balneário Camboriú. O Projeto de Lei de autoria da parlamentar em parceria com o vereador Anderson Santos (Podemos) será votado nos próximos dias. Se aprovado, o mês de conscientização integrará o calendário oficial de eventos do Município.
Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos mostram que crianças e adolescentes foram vítimas de 79% das denúncias de estupro registradas através do Disque 100 apenas no primeiro semestre de 2022. “Mais de 5,8 mil menores sofreram abusos sexuais. Com números alarmantes, é urgente levar à população informações sobre a prevenção a estes crimes e a importância de denunciar às autoridades”, destaca Juliethe.
De acordo com o projeto, o “Maio Laranja” irá promover a conscientização sobre o tema por meio de ações na rede pública de ensino, na saúde e na assistência social. A proposta prevê, ainda, a realização de atividades de acolhimento a denúncias sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, contribuindo para prevenir o crime em toda a comunidade.
“A aprovação deste projeto é de suma importância para o Município, visto que este problema, infelizmente, permeia todo o País. Minha experiência tanto no Legislativo quanto no Executivo me permite enxergar a importância do conhecimento e do diálogo no combate a abusos desta natureza, ainda tão frequentes na sociedade”, finaliza a vereadora.