Em uma iniciativa voltada para atender às demandas crescentes da população e otimizar o sistema de estacionamento rotativo na cidade, a Vereadora Juliana Pavan, do PSDB, apresentou uma proposta inovadora na região, que busca beneficiar moradores, pacientes em tratamento médico crônico e prestadores de serviços.
Após a BC Trânsito anunciar que estuda mudanças no sistema após a temporada de verão, a parlamentar sugere uma alteração na gestão do serviço, propondo o cadastramento das placas dos automóveis, concedendo isenção de cobrança para situações especiais. Moradores das ruas, em tratamento médico contínuo e profissionais autônomos enfrentam, atualmente, desafios para estacionar regularmente enquanto realizam suas atividades diárias.
Segundo a proposta, os moradores teriam isenção de cobrança ao estacionar na rua de sua residência, seja para realizar tarefas domésticas, como lavar a garagem, ou para receber prestadores de serviços, como encanadores ou eletricistas. O tratamento médico também seria contemplado, garantindo a isenção para aqueles que necessitam ir diariamente a clínicas para tratar doenças crônicas, sem possuir credencial de idoso ou deficiente e enfrentam dificuldades para encontrar vagas, o que muitas vezes resulta em multas.
Lei já beneficia moradores do RJ
Juliana Pavan busca inspiração em experiências positivas em outras cidades, como Teresópolis, no Rio de Janeiro, que já adotou medidas similares. Lá, moradores sem estacionamento têm isenção de tarifa mediante cadastro, veículos com placas locais desfrutam de descontos e idosos, pessoas com deficiência e motociclistas contam com gratuidade em áreas demarcadas.
“Queremos não apenas beneficiar a população local, mas também garantir que profissionais autônomos e prestadores de serviços possam desempenhar suas atividades de forma mais eficiente, contribuindo para a economia e o desenvolvimento de Balneário Camboriú”, diz Juliana Pavan.
A proposta legislativa, agora, deverá ser analisada pela Prefeitura de Balneário Camboriú.
Texto: Gabinete da vereadora Juliana Pavan