A regra que dispõe sobre a prática esportiva na praia central de Balneário Camboriú está prestes a completar uma década e até hoje quem pratica as modalidades, aguarda a atualização.
Pela Lei 3.755 de 2015, é proibida a prática esportiva das 7h às 18h nos meses de dezembro a março, e das 7h às 17h nos demais meses do ano.
No trecho de faixa de areia entre as ruas 4.450 a 4.800, a prática esportiva está autorizada durante todo o ano, com ocupação limitada em 50% para uma única modalidade (ou seja, deixar livre metade do espaço para realização das demais modalidades).
Nos locais é comum ver moradores e turistas jogando futebol, voleibol, futevôlei, frescobol, beach tennis ou fazendo canoagem e treinos funcionais.
No entanto, após o alargamento da faixa de areia, o espaço ficou três vezes maior. Em outubro de 2021 a vereadora Juliana Pavan convocou que o gestor da pasta, Osmar de Miranda, Presidente da Fundação Municipal de Esportes, para que viesse à Câmara de Vereadores. A intenção era de que a Prefeitura Municipal organizasse o espaço, mas a convocação não foi atendida.
Diante disso, a parlamentar apresentou um Projeto de Lei no ano passado para padronizar o espaço de esportes na areia, assim como dos equipamentos e o acesso dos banhistas. “Gostaríamos que as áreas fossem demarcadas e organizadas com espaços bem estudados, até por que do jeito que está o usuário que estiver fora do trecho da areia previsto em lei pode ter até o material aprendido pela Guarda Municipal”, explica Juliana.
Postes retirados sem a aviso
Na sessão desta quarta-feira, a vereadora relembrou a necessidade de votar o projeto. Nesta sexta-feira (15), os praticantes de beach tennis foram surpreendidos com a retirada dos postes.
Carlos Luiz Bortolanza, praticante há cinco anos na barra norte, estava indignado. “Não houve uma comunicação prévia, não precisávamos passar por este stress. Esperamos que seja resolvido”, finalizou.
Texto: Assessoria Vereadora Juliana Pavan