O vereador Eduardo Zanatta protocolou indicação pedindo ao prefeito Fabrício de Oliveira que seja implementada aplicação de doses que sobram em frascos abertos no fim do dia das vacinas da Covid-19, técnica conhecida como “xepa das vacinas”.
“A implementação da ‘xepa’ da vacina aumenta a possibilidade imunizar mais munícipes, evita o desperdício de doses e, assim, amplia os grupos etários vacinados na cidade de Balneário Camboriú”, explicou o vereador Eduardo Zanatta.
Segundo dados da prefeitura de Balneário Camboriú, hoje 32% do orçamento do município é destinado para a saúde e o mínimo constitucional exigido é 15%, mais que o dobro para tentar controlar a pandemia da Covid na cidade.
Com a implementação da xepa da Covid, Balneário irá vacinar mais pessoas e também conseguirá destinar os recursos do município para outras áreas. “É preciso lembrar que no último fim de semana o Brasil registrou 500 mil mortos pelo vírus da Covid, a xepa da vacina é mais uma alternativa de imunizarmos o maior número de pessoas e protegermos a população de Balneário Camboriú”, finaliza o vereador.