Recentemente foram desencadeadas duas operações envolvendo vários Órgãos do município e de Segurança Pública, com o objetivo de combater a receptação de materiais recicláveis.
Este problema que é recorrente, envolve usuários de drogas, mas também, via de regra, os catadores que recolhem materiais recicláveis diretamente dos logradouros ou dos usuários, fomentando o surgimento de depósitos em vários locais da cidade, sem o mínimo de condições sanitárias e de fiscalização.
Esta situação não se reflete somente na segurança pública, mas principalmente na questão social, pois a cidade já não comporta mais essa atividade dispersa e desorganizada.
Para o parlamentar, esta solicitação tem por objetivo alertar o Executivo Municipal para a necessidade de soluções adequadas para esta categoria, inserindo-os formalmente na cadeia econômica com remuneração e trabalho. Beneficiaria várias famílias que vivem da reciclagem, gerando empregos e renda.
“É uma profissão digna e importante para nossa sociedade, principalmente para o meio ambiente, e nada mais justo que os responsáveis pela coleta dos materiais recicláveis tenham condições dignas de trabalho”, finaliza o Vereador Alessandro Teco.