O vereador Marcelo Achutti (MDB), protocolou na tarde desta terça-feira (21), na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, um projeto de lei que veda o pagamento de salário ao vice-prefeito, que só vai receber o subsídio em caso de assumir o executivo, substituindo o Prefeito Municipal.
O vereador Marcelo justifica que não há remuneração sem trabalho e defende que os seus pares no legislativo aprovem a lei para que tenha validade já a partir de eleição de 2024.
“O momento é importante para debatermos essa medida, sem que tenha escolhido os candidatos e assim eles vão entrar sabendo que não vão receber o salário”, comentou Achutti.
O Vereador Marcelo Achutti já havia apresentado o projeto em 2016, mas foi rejeitado naquela ocasião. Em 2020, o vereador foi autor da lei que reduziu os salários do Prefeito em 50% e o do vice-prefeito e em 40% e o salário de secretários e cargos equiparados, devido a pandemia de Covid.
A medida foi válida por 60 dias e fez parte das ações para o enfrentamento da crise provocada pela epidemia de Coronavírus. O valor economizado com a medida foi revertido ao Fundo Municipal de Saúde nas ações de enfrentamento ao COVID-19, em especial na disponibilização de 77 leitos de isolamento na creche Sementes do Amanhã.
Texto: Gabinete do vereador Marcelo Achutti