O vendaval que atingiu Balneário Camboriú e região na tarde desta terça-feira (30) deixou a cidade em situação caótica, diversas residencias tiveram prejuízos materiais e grande parte da cidade está sem luz, causando transtornos no trânsito.
A Defesa Civil informa que as rajadas de vento registradas nesta terça-feira (30) alcançaram 95 km/h em Balneário Camboriú, estavam relacionadas a uma extensa linha de instabilidade formada devido a passagem de uma frente fria com ciclone extratropical associado.
ABASTECIMENTO DE ÁGUA PODE SER AFETADO
A EMASA comunica que em função do forte vendaval e queda de energia elétrica ocorridos na tarde desta terça-feira (30) em Balneário Camboriú e região, houve interrupção da comunicação com as unidades de tratamento e distribuição de água e tratamento de esgoto, que estão operando por meio de geradores.
Com isso, poderá afetar o abastecimento, com possível baixa pressão de água em alguns pontos da cidade.
A Diretoria Técnica está monitorando e fazendo manobras para manter os serviços.
Pronto Atendimento da Barra retoma atendimentos
O Pronto Atendimento (PA) do Bairro da Barra voltou a atender normalmente, na manhã desta quarta-feira (01), após reparos realizados pela equipe de manutenção da Secretaria de Saúde. Com o ciclone extratropical, que atingiu o município na tarde de terça-feira (30), o PA da Barra sofreu com inundação e vidraças quebradas.
CELESC
A Celesc informa que, em virtude do mau tempo provocado por um ciclone extratropical com rajadas de vento de até 110Km/h, por volta das 15h30, mais de 600 mil unidades consumidoras (UCs) estavam com o fornecimento de energia elétrica interrompido na área de concessão da empresa. As ocorrências começaram a ser registradas no início da tarde, no oeste catarinense, e está avançaram para o litoral.
O ciclone, que é composto por uma área de baixa pressão, começou a se formar no norte da Argentina e está se deslocando em direção ao leste. A área de baixa pressão está cruzando os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e deve ganhar forma de ciclone sobre o oceano, no litoral gaúcho.
Equipes da Celesc estão em campo nesse momento, atuando nas áreas atingidas, mas é importante que a população permaneça em local seguro e relate as ocorrências para a Defesa Civil (199), o Corpo de Bombeiros (193) e as emergências relativas à rede elétrica no 0800 048 0196.
Boletim da Defesa Civil de Balneário Camboriú
Desde o início do vendaval, por volta das 16h de ontem, a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e demais órgãos de segurança atenderam ocorrências por toda a cidade. Foram registrados, até o momento, 30 quedas de árvores e 25 destelhamentos, com entrega de lona. A queda de árvores interditou ruas, arrebentou fiação elétrica e danificou casas, motos e carros. Também houve queda de outdoors metálicos, placas, janelas, desprendimento de telas e jaús de construção, janelas e sacadas. Ninguém ficou ferido.
A Secretaria de Obras está trabalhando em cinco frentes na remoção das árvores caídas e na limpeza das ruas.
De acordo com a Celesc, cerca de 280 mil consumidores ficaram sem energia nesta terça-feira, retornando somente próximo às 22h30. Em algumas regiões da cidade a luz ainda não retornou e não há previsão. Muitos cabos de rede foram partidos e as equipes trabalham desde a tarde de ontem.
Prédios públicos danificados
A manutenção segue, também, nos prédios públicos que sofreram danos durante o vendaval. O Pronto Atendimento (PA) da Barra teve os atendimentos suspensos devido a cedência do teto. Todos os pacientes foram transferidos para outras unidades. Já no Hospital Municipal Ruth Cardoso, as tendas na parte externa foram danificadas e um gerador apresentou problemas durante a noite, sendo consertado rapidamente, sem afetar os atendimentos. Na Unidade Básica de Saúde do Bairro Ariribá, o toldo se soltou, e interrompeu os atendimentos na manhã desta quarta-feira. Os atendimentos emergenciais podem ser feitos na Unidade de Pronto Atendimento das Nações ou no Pronto Socorro do Hospital Ruth Cardoso.
As unidades escolares também sofreram danos. A que teve maiores estragos foi o Centro Educacional Municipal Tomaz Antônio Garcia, no Bairro dos Municípios. O muro veio a baixo com a força do vento, assim como parte do telhado, caixa d’água e outros danos nas salas de aula. As equipes de manutenção já trabalham nos reparos.
A Passarela da Barra teve vidros quebrados durante o vendaval e o acesso teve que ser interrompido por medida de segurança.
Já no Paço Municipal, ainda não há previsão de retorno da energia elétrica e também a telefonia está fora do ar.
IMAGENS:
Ver essa foto no Instagram
TEMPORAL EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ NESTA TARDE DE TERÇA-FEIRA DIA 30/06/2020. Imagens divulgação.
Ver essa foto no Instagram
Vídeos em Balneário Camboriú antes, durante e depois do Ciclone, respectivamente.