O estado de Santa Catarina conta com cinco municípios entre os 100 maiores PIBs do Brasil, segundo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), aparece com cinco entre as sete cidades com maior valorização de imóveis acumulada nos últimos 12 meses – com Balneário Camboriú puxando a alta – e também é a unidade da federação com maior percentual de trabalhadores com carteira assinada, segundo dados divulgados ontem, 18, pelo PNAD Contínua Trimestral do IBGE. O levantamento aponta que 88,2% dos catarinenses empregados no setor privado tinham a carteira de trabalho assinada no 1º trimestre de 2023,o maior percentual no país. A construção civil é um dos segmentos que vem impulsionando esse resultado.
O empresário Jean Graciola, presidente da FG Empreendimentos, construtora com sede em Balneário Camboriú e que assina os maiores prédios do país, destaca que o desenvolvimento do segmento vem impulsionando não apenas o mercado formal como também toda a cadeia produtiva. “Além da geração de emprego e renda, o crescimento do mercado da construção civil também gera possibilidades para o desenvolvimento de outras áreas potenciais, como por exemplo, a tecnologia construtiva. Com o avanço do setor, novas possibilidades surgem no mercado”, explica. A construtora desenvolve programas de extensão também com foco na formação de mão de obra. Recentemente a parceira foi com o Senai e tem como objetivo capacitar profissionais para o mercado de trabalho, com foco na no sistema construtivo drywall, que é uma técnica moderna de construção a seco de paredes, forros e revestimentos, eficiente, sustentável, inteligente e capaz de entregar ambientes com design diferenciado.
Além de capacitar jovens, o projeto também absorve alunos para o mercado de trabalho e também fortalece a criação de novos negócios. “Muitos fornecedores da FG cresceram da necessidade do aperfeiçoamento de técnicas e produtos com foco no mercado de alto padrão e hoje expandiram e atendem a toda cadeia produtiva”, explica.
Um exemplo é a recente tecnologia desenvolvida da primeira porta corta fogo para o mercado de luxo, em parceria com a Portex, e que já vem atraindo atenção do mercado nacional e internacional.
A construtora continua com um plano acelerado de contratações, visando o desenvolvimento de tecnologias e para os novos projetos em execução. “Além disso, temos nossa Academia de Vendas, para formação continuada dos profissionais com foco em tecnologia e inovação, um diferencial que nos coloca sempre à frente , entendendo as necessidades do mercado e com uma gestão e governança corporativa focada no desenvolvimento integral dos colaboradores, além da parceria com entidades como Senai, para profissionalização de nosso time”, completa Jean Graciola.
Ainda sobre a formalização da mão de obra, além da geração de empregos, a retenção e investimento nos colaboradores. Como é o caso de Dayane Silva Caldeira, mostrando que a construção civil é muito mais do que um alicerce, mas uma transformação de vida. Há quase 10 anos no time da FG Empreendimentos, atualmente ela ocupa uma função cobiçada e pouco conhecida: multioperdora de elevador empilhadeira e grua. Começou no setor de limpeza, mas sua inquietação e o desejo de ir além permitiu crescer. Em pouco mais de seis meses na empresa, estava alçando voos. Há nove anos ela é a responsável por operar empilhadeiras e se orgulha de integrar a equipe que já construiu oito prédios de luxo na cidade, entre eles o primeiro edifício a romper a barreira dos 200 metros de altura, o Infinity Coast. Chegou em Balneário Camboriú em 2014 com um sonho: uma vida melhor e a construção civil vem lhe proporcionando esse crescimento – já tem sua casa própria, seu carro e agora segue almejando novos projetos. Para a mulher que enfrentou diversos obstáculos, ser uma das poucas do sexo feminino na construção civil nunca foi empecilho: competência e respeito são palavras de ordem dentro dos canteiros de obra da FG. Para quem constrói arranha-céus, nem o céu é o limite.