A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa na próxima segunda-feira (7) em todo o país. Em Balneário Camboriú, as doses estarão disponíveis nas salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A meta da Secretaria de Saúde é vacinar 90% do público-alvo.
A vacina é gratuita e destinada a crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes e grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
A diretora de Vigilância Epidemiológica, Adriana Ribeiro, informou que o imunizante é trivalente, com proteção contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B.
“É importante frisar que a vacinação é a principal estratégia de prevenção e a forma mais eficaz de reduzir o número de casos graves. Por isso, nossa orientação é que as pessoas público-alvo da campanha não deixem de se imunizar”, destacou.
No sábado, 13 de abril, será realizado o “Dia D” da vacinação, com atendimento estendido nas UBSs e oferta de todos os imunizantes do calendário nacional. Para se vacinar, é necessário levar documento com foto e a caderneta de vacinação.
A campanha segue até o final de maio. Após esse período, a vacina contra a gripe seguirá disponível durante todo o ano para o público-alvo, por integrar o calendário nacional de vacinação. Outro “Dia D” está agendado para 10 de maio, com UBSs abertas o dia todo.
Horário estendido
A UBS Central segue com horário estendido às segundas-feiras até 20h30. A UBS do Bairro das Nações também ampliará o horário de atendimento às quartas-feiras. Mesmo usuários de outras unidades poderão se vacinar nesses dias, com todas as vacinas do calendário disponíveis.
Público-alvo:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
Idosos a partir de 60 anos
Gestantes
Grupos prioritários: trabalhadores da saúde, professores, indígenas, pessoas em situação de rua, profissionais da segurança e salvamento, pessoas com comorbidades, deficiência permanente, caminhoneiros, profissionais do transporte coletivo, trabalhadores portuários, sistema prisional, população privada de liberdade e jovens sob medidas socioeducativas (12 a 21 anos)