Itajaí – A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) inaugura nesta sexta-feira, dia 7 de abril, às 14h, o Laboratório de Estimulação Sensorial e Motora, localizado na sala 411, do bloco F5 do Campus Itajaí. O espaço foi idealizado, especialmente, para o atendimento às crianças com autismo e outras deficiências que implicam em atraso do desenvolvimento neuropsicomotor, atendidas pelo Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER II) da Univali.
O laboratório possui equipamentos diferenciados para estimulação sensorial e desenvolvimento de habilidades amplas e finas, com possibilidade de utilização em atividades individuais ou em grupo. A proposta tornou-se realidade a partir da parceria com um empresário da região, que destinou recursos para montagem das salas.
“Este laboratório oferece novas possibilidades aos pacientes, pois além de ser adaptado às necessidades das crianças atendidas, facilita o trabalho dos profissionais na busca pelos objetivos terapêuticos”, explica a coordenadora do CER II, Luciana de Oliveira Gonçalves.
No novo espaço, os terapeutas e professores poderão utilizar objetos, jogos e equipamentos que, de forma lúdica, auxiliam no estímulo sensorial e motor, por meio de funcionalidades, texturas e movimentos diferenciados.
Ação no Dia Mundial da Saúde
O dia 7 (sexta-feira), Dia Mundial da Saúde, também terá ação de conscientização e troca de informações sobre o autismo, entre acadêmicos, professores e profissionais da saúde. As ações ocorrerão no pátio interno dos blocos “Fs”, durante os três turnos, com concentração no turno matutino a partir das 9h. A ideia é que cada curso do Centro de Ciências da Saúde da Univali participe e apresente questões sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), no intuito de promover o diálogo sobre o assunto entre a comunidade acadêmica, além de divulgar o trabalho realizado pelo CER II, projetos de extensão e demais serviços de saúde da Univali.
Mais informações: (47) 3341-7655, no CER II da Univali.