Durante essa semana, Núcleos de Educação Infantil e Centros Educacionais Municipais realizam exposições, trabalhos, apresentações e outros tipos de manifestações artísticas com o objetivo de relembrar a história e cultura de Balneário Camboriú. As ações relacionadas à Semana de História e Cultura de Balneário Camboriú fazem parte das comemorações do aniversário de 55 anos da cidade.
“A Semana de História e Cultura de Balneário Camboriú é garantida por lei desde o ano passado. Por meio dela, crianças e jovens têm a oportunidade de conhecerem um pouco mais sobre a cidade onde moram e estão crescendo. Dessa forma, os alunos socializam aquilo que aprendem e compartilham com amigos, familiares e demais pessoas de seus convívios sociais a valor que possui o histórico da cidade”, disse a secretária de educação, Rosangela Percegona Borba.
Uma das escolas que homenageiam o município, o CEM Ghislandi, fez um trabalho voltado aos pontos turísticos de Balneário Camboriú. Após visitar os principais, os alunos montaram um mapa turístico, indicando quais são os melhores lugares para se divertir e descontrair na cidade. Já o CEAC Projeto Oficinas relembrou a trajetória da cidade por meio de música e dança, com apresentações culturais executadas pelos alunos, possibilitando a ampliação do conhecimento sobre a cultura regional.
Os Núcleos de Educação Infantil também participam intensamente da programação, como parte do Projeto Cultura Viva. Com a peça teatral “O boi dançador” e a dança da “Maricota magricela”, os pequenos do NEI Ariribá conhecem o folguedo do Boi de Mamão e vivenciam a tradição dos festejos juninos, participando das apresentações de danças, das brincadeiras e saboreando a culinária típica. O NEI Bom Sucesso ofereceu, nesta quarta-feira (17), um cardápio especial de culinária açoriana para crianças.
Os pequenos do Jardim IID do NEI Nova Esperança, participaram do projeto “Balneário Camboriú, origens e tradições”, que conta com aula de campo no ônibus panorâmico, exposição das atividades desenvolvidas e entrevista das crianças com um taxista antigo da cidade. Por sua vez, a equipe do NEI Recanto dos Passarinhos realizou uma enquete com as famílias das crianças e funcionários da unidade para saber um pouco mais sobre a origem de cada um. Tanto aqueles de Balneário Camboriú quanto os que vieram de outros lugares responderam perguntas sobre o que mais apreciam na cidade, e também enviaram fotografias que contam como as pessoas fazem/fizeram parte da história do município.
Também fizeram atividades para a semana os núcleos: Nova Geração, Criança Esperança, Meu Primeiro Passo, Odácia Tereza Damázio, Pioneiros, Rio das Ostras, Sementes do Amanhã, Sonho de Criança e Taquaras. Já no Ensino Fundamental, também fizeram parte das atividades da semana: CAIC Ayrton Senna da Silva, CEM Ariribá, CEM Giovânia de Almeira, CEM Governador Ivo Silveira, CEM Jardim Iate Clube, CEM Nova Esperança, CEM Presidente Médici, CEM Prof. Antônio Lúcio, CEM Taquaras, CEM Tomáz Francisco Garcia, CEM Vereador Santa e CIEP Rodesindo Pavan.