Em alusão ao mês de conscientização sobre o combate à aids, as Unidades Básicas e Especializadas de Saúde do município buscam promover ações que rompam com o preconceito acerca do HIV/AIDS e alertem a população sobre a importância da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Para isso, até o dia 14 de dezembro, ocorrerá a Gincana Dezembro Vermelho nas Unidades.
O objetivo da campanha este ano é trabalhar o preconceito com a informação e, principalmente, reforçar que com o tratamento a pessoa tem qualidade de vida e longevidade. “Mesmo com o acompanhamento do HIV/AIDS e o tratamento estarem desenvolvidos, ainda se tem essa discriminação com as pessoas que contraem o vírus. O preconceito tem cura, o vírus não, devemos combater isso”, destaca o diretor de ações especializadas, Victor Lopes.
As Unidades Básicas de Saúde, CAPS II, CAPS AD, CISS/CTA realizarão testes rápidos e acompanhamento, respeitando a proporcionalidade dos pacientes atendidos nas UBSs. Já nas demais Unidades Especializadas serão entregues materiais informativos e orientações sobre o tema.
Vale ressaltar que até a próxima sexta-feira (4), ocorrem as ações em alusão ao Dezembro Vermelho. O CISS atenderá, das 7h às 22h, os pacientes que já realizam o acompanhamento com a equipe multidisciplinar da unidade e o CTA fará testagens para HIV, sífilis e hepatites B e C em toda a população até às 21h30, além de dar orientações sobre a prevenção contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis. O Centro de Testagem fica localizado na Rua 2350, no 560, esquina com a 4a avenida – Centro.