Nesta semana, a Unidade de Saúde das Nações (CAS), na Rua México, começou a atender até as 22h. A ampliação do horário faz parte do novo programa “Mais Saúde para Você” que vai possibilitar que a população tenha atendimento médico após o horário de trabalho.
“É um horário estendido para que o trabalhador, que precisa do posto de saúde, e que muitas vezes não consegue ir por conta do trabalho, possa receber os cuidados que merece”, falou o prefeito, que esteve no CAS Nações nesta quinta-feira (07) para acompanhar os trabalhos.
Na Unidade dos Municípios, o atendimento estendido também iniciou, porém até as 19h. A previsão é de que até julho, todas as Unidades Básicas de Saúde estejam atendendo até as 22h, de segunda a sexta-feira, com equipe formada por médico, técnico de enfermagem e enfermeiros. Os profissionais que irão compor as equipes do programa ‘Mais Saúde para Você’ já foram convocados e a Administração Municipal aguarda o prazo legal para que eles se apresentem. “Tão logo a contratação deles for efetivada, já iniciam os trabalhos. No CAS e no Posto Central os atendimentos iniciaram com equipe que já atua no Município”, explicou a secretária de Saúde, Andressa Hadad.
O horário ampliado deve reduzir os atendimentos no PA da Barra e PA do Ruth Cardoso. De acordo com levantamento feito pela Secretaria de Saúde, a maioria dos atendimentos feitos nestes locais não são urgência e emergência, e é realizado após as 19h, tanto de adultos quanto de pediatria.
Neste ano, no PA do Ruth Cardoso, dos 37.811 atendimentos gerais realizados de janeiro a maio, 29.888 poderiam ter sido realizados nas unidades de saúde. Desses, 76% foram classificados na cor verde (pouco urgente) e 3,01% na cor azul (não urgente). Já no PA da Barra, dos 32.648 atendimentos feitos de janeiro a maio deste ano, 25.892 tiveram classificação verde e azul, ou seja, não eram urgências ou emergências e poderiam ter sido feitos nas unidades de saúde.
“Esses números comprovam que são os trabalhadores que mais procuram o Pronto Atendimento, justamente porque eles funcionam 24h, possibilitando que eles se consultem após o horário de trabalho. E acaba que o atendimento não é tão efetivo quanto deveria, já que a missão do PA é atender rapidamente as pessoas em situações críticas”, ressaltou o prefeito Fabrício.