Na última quinta-feira (30), mesmo no auge do inverno, a equipe do Grupamento de Busca e Salvamento GBS realizou o resgate de um turista alemão que desistiu de nadar até a Ilha das Cabras. O homem estava com outros dois estrangeiros que deram continuidade à natação, um da Lituânia e outro da Bélgica.
Durante o percurso os homens já estavam sendo vigiados pelos guarda vidas, que solicitaram uma melhor visualização do setor de vídeo monitoramento devido a dificuldade do mesmo em nadar. Os guarda vidas deslocaram de forma preventiva para o local com o quadriciclo e em alguns minutos o homem teve cãibras e se desesperou vindo a pedir por ajuda, rapidamente os guarda vidas civis deslocaram até o local com life Belt e nadadeiras para realizar a abordagem e o Jet Marambaia foi acionado, ao chegar no local a vítima já tinha sido abordada pelos guarda vidas e encontrava-se consciente, desesperada, com cãibra muscular na perna esquerda e muito frio.
Foi realizado o resgate e condução do homem até a areia para uma melhor avaliação, em seguida foi deslocado até a Ilha das Cabras onde os outros dois turistas estavam, um Lituano de 23 anos e um Belga de 21 anos. Todos foram levados para a praia em segurança, orientados e não houve necessidade de encaminhamento ao hospital.
Observações do Grupamento de Busca e Salvamento:
Não é proibido nadar até a Ilha, porém pedimos que:
– Avisem os guarda vidas sobre o deslocamento
– Se informem sobre as condições do mar, maré, vento e temperatura da água
– Evitem deslocar no final do dia
– Evitem nadar no mar em praia e horários que não tenham guarda vidas presente