Um trágico afogamento ocorreu neste último sábado (17) por volta das 13h15 na Praia Central de Balneário Camboriú, envolvendo um homem de 58 anos, de nacionalidade argentina. A ocorrência foi atendida pela equipe de resgate da Unidade de Bombeiros Militar (OBM) de Balneário Camboriú, que recebeu um chamado enquanto realizava rondas preventivas na área.
A vítima foi encontrada inconsciente, deitada de costas na faixa de areia próxima à Praça Almirante Tamandaré, após ter sido retirada da água por populares que presenciaram o incidente e pediram auxílio. Guarda-vidas civis dos postos 4 e 3, além de uma guarda-vidas de folga que estava na área, prestaram os primeiros socorros.
De acordo com as informações dos guarda-vidas civis, o homem estava em estado grave, apresentando Grau 6 de afogamento, sem pulso e sem respiração, além de espuma na boca e nariz. Imediatamente, eles iniciaram manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP). Posteriormente, equipes de resgate do Posto 3 e 4 chegaram ao local para prestar suporte.
Após três ciclos de RCP e o uso de um desfibrilador automático externo, uma unidade avançada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também chegou ao local e assumiu o atendimento médico. No entanto, o médico constatou o óbito da vítima no local.
Além das equipes de resgate, as autoridades locais, incluindo o Instituto Médico Legal (IML), a Polícia Militar e a Polícia Civil, estiveram presentes para conduzir as investigações necessárias.
Segundo informações obtidas com a esposa da vítima, o homem já havia sentido dores no peito durante a manhã e tomado medicamentos antes do trágico incidente. A esposa recebeu apoio emocional e orientações dos guarda-vidas civis devido à barreira linguística.