Após o aparecimento de 3 tubarões em Balneário Camboriú nas últimas semanas (relembre um dos registros), a secretária do Meio Ambiente de Balneário Camboriú Maria Heloísa Lenzi esclareceu alguns fatos em uma postagem nas redes sociais.
Segundo a secretária, Balneário Camboriú sempre teve tubarões, o que acontece atualmente, é que devido a obra de alargamento, estes animais estão nadando próximo da arrebentação para se alimentar, isso por que a obra de alargamento está revolvendo o fundo da enseada e disponibilizando alimentos para os tubarões e outras espécies.
Ainda segundo a secretária, infelizmente o sensacionalismo dos meios de comunicação, fez destes animais seres temidos como se a simples presença de qualquer uma das mais de 350 espécies fosse capaz ofertar risco. Poucos são acidentes com seres humanos no mundo e menor ainda as espécies que causam acidentes.
Resumindo, eles sempre estiveram aqui, agora estão sendo vistos. Eles vão ficar após a obra? Sim, mas como o fundo da Enseada irá se estabilizar quando a obra finalizar eles voltarão a nadar em águas mais profundas como já fazem. Esse animais são comuns em nossas águas, mas na costa Catarinense não temos registro de espécies envolvidas em ataques a humanos. O que temos, inclusive em Balneário Camboriú, são peixarias vendendo carne de CAÇÃO, pescados em nossas praias, que as pessoas compram sem se dar conta de que estão almoçando tubarão, completou a secretária.
Diferença entre cação e Tubarão:
Tubarão e cação são exatamente o mesmo animal. Cação-anjo é o mesmo que tubarão-anjo e cação-martelo é o mesmo que tubarão-martelo, por exemplo. As pessoas costumam chamar de cação os tubarões pequenos, que são comercializados para o consumo de pescados, e usam a palavra tubarão para designar os animais maiores.