O Oi Park Jam só começa para valer no sábado, mas Itajaí já respira o universo do skate desde ontem. Com o início dos treinos livres oficiais, a pista que sediará o campeonato
está lotada de atletas e admiradores do skate. O Oi Park Jam será disputado na modalidade Park, que junto com o Street, fará parte dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.
Localizado no Édem Skatepark, um verdadeiro reduto skatista, o Oi Park Jam contará com 34 atletas, entre homens e mulheres, que disputarão o primeiro evento dedicado a modalidade Park, no Brasil.
Uma das revelações do skate nacional, Iago Magalhães, nascido em Curitiba, está há mais de um mês treinando em Itajaí, visando o Oi Park Jam. Para ele, a pista do Édem Skatepark é perfeita para que todos os skatistas possam mostrar suas habilidades.
“Essa pista é maravilhosa, não tem o que falar. Virou uma parada obrigatória para quem está em Santa Catarina. Ela tem tudo que a gente precisa para evoluir. Então, o campeonato está sendo muito aguardado, porque é o primeiro literalmente de Park, aqui no Brasil. A disputa vai ser lado a lado. Não tem alguém muito a frente, está muito equilibrado, todo mundo se dedicando muito, então vai ser muito legal para o público também”, disse Iago que definiu o Oi Park Jam como um bom ponto de partida para Tóquio.
“Na realidade a caminhada olímpica vai se basear muito no que acontecer aqui. E essa pista tem tudo reunido, tanto de bowl, quanto de park e street. Então, não interessa você ser bom em apenas uma coisa, você precisa mostrar suas habilidades em tudo e em qualquer lugar. E isso é o resumo do que um skatista precisa para estar no Jogos Olímpicos”.
Outra promessa do skate nacional, mas do naipe feminino, Isadora Pacheco, natural de Florianópolis, irá competir praticamente em casa. Fora isso, a catarinense ressaltou a importância de o skate feminino ter sido incluído no Oi Park Jam.
“Todas as meninas estão andando muito bem. A tendência agora é todo mundo crescer porque está muito perto da competição. É muito legal estar em Santa Catarina, minha família toda vai estar aí. Fora que estamos influenciando muita gente aqui do estado, muitas meninas estão começando a praticar também. Estar junto com o masculino é muito importante para a gente. Será a primeira vez, e acho essencial para o nosso crescimento. Eles estão sempre puxando a gente, dando dicas, é um aprendizado para a gente também”.
O público presente contará com uma opção de arquibancada gratuita, e poderá contar também com o Acesso ao Edem Skatepark, que dará direito, com à obtenção de ingressos, ao acesso exclusivo de toda estrutura do evento. A segunda opção de arquibancada terá foodtrucks, bares e banheiros, além de uma maior proximidade com os atletas e uma visão privilegiada das competições. Os ingressos podem ser adquiridos através do site: bit.ly/2DpPLRv .
O Oi Park Jam conta com patrocínio máster da Oi, além de Bradesco, Motorola e Decolar.com e ainda conta com o apoio de Vans, G-Shock, Evoke, Drop Dead e Lay Back. O evento é realizado em parceria pela RTMF, Rio de Negócios e conta com coordenação técnica da Confederação Brasileira de Skate (CBSk).
A Oi e o esporte
A companhia patrocina grandes eventos esportivos, equipes e atletas de diferentes modalidades como surfe e skate e eventos de cultura urbana. O incentivo da Oi a projetos esportivos é estratégico, pois reconhece a importância do esporte como ferramenta de interação entre as pessoas – e destas com a cidade – seja através da prática do esporte, ou por meio de suas manifestações culturais, como o grafite e a música.
A empresa também patrocina eventos ligados a cultura urbana, por acreditar que eles potencializam conexões, aproximando pessoas de diferentes tribos, exercendo um importante papel no processo de desenvolvimento individual e social. A ideia da empresa é cada vez mais dar novos significados a espaços públicos, permitindo que a comunidade interaja com eles e entre si através de ações colaborativas, da arte coletiva e da economia local.
Além disso, a Oi acredita que a tecnologia é agente transformador e por isso promove o encontro entre as pessoas dando a elas o poder de criar e disseminar diferentes manifestações da cultura, inclusive no meio digital. A Oi entende que a cidade é um patrimônio dos seus moradores. Por isso, está presente em eventos de cultura urbana, seja por meio de grafite, música ou da cultura digital, buscando iniciativas que estimulam a interação entre pessoas e cidades e propondo melhorias.
Ano passado, a Oi patrocinou pelo terceiro ano consecutivo o Oi Rio Pro, a etapa brasileira do World Surf League Championship Tour (CT), o campeonato mundial de surfe. Além disso, patrocina os surfistas brasileiros de destaque na WSL: Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Filipe Toledo, Silvana Lima e Adriano de Souza, o Mineirinho, além do surfista Davizinho, de 12 anos, atual vice-campeão mundial de surfe adaptado. Recentemente, como parte do legado do patrocínio aos Jogos Cariocas de Verão de 2016 e 2017, a Oi construiu pistas de skate em Manguinhos e São João da Barra e reformou o park de Campo Grande – aproveitando assim o grande potencial do esporte urbano para aproximar culturas e realidades, promovendo encontros e transformando espaços públicos.