Profissionais que lidam diretamente com turistas participaram de um treinamento do projeto Código de Turismo BC na tarde desta quinta-feira (21). O evento, que ocorreu no auditório do Campus da Univali em Balneário Camboriú, reuniu cerca de mil pessoas, entre ambulantes, garçons, corretores de imóveis, motoristas de táxi e aplicativos, recepcionistas, guias de turismo, camareiras e atendentes em geral do comércio.
Eles assistiram a uma palestra sobre a importância do turismo para a economia, com Bianca Colepicolo. Um dos participantes foi Agab Pereira de Souza, que vende canga na Praia Central. Mineiro, ele trabalha em Balneário Camboriú há oito anos. “Foi muito boa a palestra. Balneário Camboriú abriu as portas para mim. Melhor cidade do Brasil, quero ficar aqui pra sempre”, diz o vendedor.
Organizado pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, o Código de Turismo BC está na segunda edição. O treinamento é umas das condições para ambulantes trabalharem na próxima temporada de verão.
Ex-secretária adjunta de Turismo do Governo do Estado de São Paulo e ex-secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela, Bianca falou na palestra sobre a postura que todos devem adotar no atendimento ao turista: a de vendedores do destino turístico, que dão dicas de locais em que o visitante pode ir. A palestrante considera o Código de Turismo inédito no país.
“É inédito isso de vincular o treinamento à autorização para trabalhar durante a temporada. Balneário Camboriú está muito à frente”, disse Bianca, que atualmente é chefe de Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico em São Sebastião, no litoral de São Paulo.