O Barra FC recebe, nesta última semana, Otmar Rösch, treinador individual e de reabilitação do TSG Hoffenheim, parceiro do clube de Balneário Camboriú. O profissional alemão realizou workshop com as comissões técnicas da base e profissional do Pescador nesta última quarta (19), no Centro de Treinamentos. Otmar também acompanha a semana de treinos do Barra FC e observou competições de base no Brasil, entre elas a Brasileirinho sub-14, em Belo Horizonte, com a presença de grandes clubes do cenário nacional.
“O que a gente vai fazer é mais voltado para os treinadores do clube. Vamos passar novas ideias para eles, o que podem usar como novas ferramentas de trabalho no dia-a-dia. O que eles vão implementar no trabalho com os atletas e o que vai fazê-los evoluir”, disse Rösch, que complementou sobre as primeiras impressões do futebol brasileiro.
“As primeiras impressões aqui no Brasil são muito boas. São acima da minha expectativa. A estrutura no Barra é muito boa para trabalhar, jogadores com qualidade técnica. Estávamos em Belo Horizonte para assistir um torneio, Brasileirinho, e a qualidade dos atletas é impressionante e taticamente o jogo é completamente diferente”, destacou.
O coordenador técnico e treinador do sub-20 do Barra FC, Adem Karaca, explicou a importância da vinda de Otmar para a evolução dos jogadores que o Pescador têm à disposição em seu elenco de base. Karaca, que tem uma experiência de nove anos na divisão de formação do Hoffenheim, destacou que os trabalhos já se comparam aos aplicados no parceiro alemão. Porém essa visão de fora, de um profissional como Otmar Rösch, dá um bom parâmetro sobre o trabalho desenvolvido na equipe de Balneário Camboriú.
“O Otmar Rösch vai fazer um trabalho individual com os atletas, ele vai ter um foco no trabalho técnico. Para o desenvolvimento dos atletas, eles precisam de ferramentas muito detalhadas. E Otmar tem uma visão muito ampla, muito detalhada e ele vai deixar conteúdos importantes para nós trabalharmos em cima”, comentou o coordenador técnico.
“Esse intercâmbio com a vinda do Otmar é muito importante para saber onde estamos. Nossos treinos chegam muito próximos aos do Hoffenheim, até porque sei o que fizemos lá nos últimos nove anos. Os treinos táticos, técnicos, de força já são muito semelhantes… Mas queremos saber do resultado. Se os atletas podem competir no mesmo nível lá e onde estamos comparando com os atletas do Hoffenheim”, finalizou.
Este é o segundo intercâmbio entre os profissionais da equipe alemã e do Pescador neste ano. Anteriormente, em junho, o preparador físico Ludwig Ruf, da equipe sub-17 do TSG Hoffenheim, esteve em Balneário Camboriú para troca de experiências e auxiliar na uniformização de treinamentos físicos. Em novembro, o Barra FC leva uma delegação para a Alemanha, com a ida do próprio Adem Karaca, três atletas do elenco sub-20 (os zagueiros Gabriel Jesus e Bruno Ramos e o atacante Bruno branco) e o preparador físico Lucas Roesler para um período de dez dias na academia do Hoffenheim.
Otmar Rösch tem 61 anos e é treinador no Hoffenheim desde 2009. O profissional trabalhou com nomes como Markus Gisdol e Julian Nageslmann na equipe alemã, além de ter acompanhado de perto a chegada e desenvolvimento de talentos brasileiros como Roberto Firmino, Joelinton e Luiz Gustavo. O profissional também atuou pelo SSV Ulm, antes de se juntar à equipe azul e branca. Rösch foi jogador no futebol alemão na década de 80.
continua após a publicidade