A direção do Hospital Municipal Ruth Cardoso comunica que, por incapacidade técnica devido ao fracasso no processo licitatório de implantes ortopédicos e por atender um número de pacientes acima da capacidade, está suspenso a partir desta terça-feira (29), o recebimento de pacientes com necessidade de tratamento ortopédico.
Diante da situação, a direção notificou todos os órgãos competentes para que estejam cientes, e não possuindo capacidade para esses atendimentos de pacientes politraumatizados, os mesmos sejam encaminhados para outro serviço de referência na região. “Caso chegue algum paciente com necessidade cirúrgica, será atendido e remanejado para os hospitais referência em ortopedia e traumatologia”, falou o secretário de Saúde, Jorge Teixeira.
De acordo com o diretor geral do Hospital, Rodrigo Massaroli, o processo licitatório foi feito por lotes, um total de 30 com diferentes ítens, sendo que destes, em 11 lotes a empresa vencedora não apresentou a documentação exigida no edital, ocasionando o fracasso da licitação. Como medida cautelar, a Direção Administrativa do HMRC optou por fazer a compra emergencial do material. “A medida emergencial foi necessária pois a demanda do serviço de ortopedia é intensa em virtude, principalmente, dos acidentes de trânsito”, destacou o diretor. Assim que o processo for concluído, com previsão para 15 dias, os serviços serão retomados.