O transporte coletivo na cidade foi tema de uma audiência pública promovida pela Comissão Parlamentar Especial (CPE) de acompanhamento do transporte público municipal da Câmara de Balneário Camboriú, na noite desta sexta-feira (25/11), no plenário da Casa.
A reunião foi aberta pelo vereador Eduardo Zanatta (PT), presidente da comissão, e em seguida falou o relator, vereador André Meirinho (Progressistas), que fez uma explanação sobre os trabalhos da CPE até o momento.
A Comissão Parlamentar Especial foi criada pelo Requerimento 21/2022, com a finalidade de compreender o funcionamento da atual concessionária do transporte coletivo, a metodologia de custeio, adequações necessárias para o melhor atendimento dos usuários e viabilidade da prestação de serviços pela concessionária.
Ela iniciou sua atividade em setembro, e tem previsão de entregar o relatório final em 12 de dezembro deste ano. Além de Zanatta e Meirinho, é composta pelos vereadores Anderson Santos (Podemos), Cristiano (PL) e Marcelo Achutti (MDB).
Uso da palavra
Após a fala do relator, o público pôde fazer suas manifestações, tanto o que estava presencialmente no plenário, quanto o que assistia pelo Facebook e Youtube.
Em seguida, a palavra foi aberta aos vereadores presentes, e ao diretor-presidente do BC Trânsito (a Autarquia Municipal de Trânsito de Balneário Camboriú), Ricieri Ribas Moraes, representante do Poder Executivo.
Ricieri assegurou que o transporte público não vai parar de funcionar no dia 30 de novembro (a PGTur, concessionária do transporte coletivo na cidade, divulgou nota recentemente afirmando que paralisaria as atividades ao final do mês). Afirmou que a prefeitura entrou em acordo com a concessionária, e que poderá manter a operação da empresa através dos recursos advindos da Emenda Constitucional 123/2022 do Governo Federal, que, entre outras questões, institui auxílio para entes da federação financiarem a gratuidade do transporte público. E levantou outros pontos que o Executivo está estudando para melhoria do transporte coletivo do município.
Estiveram na audiência os vereadores Anderson Santos (Podemos), Arlindo Cruz (PSD), Asinil Medeiros (PL), David LaBarrica (Patriota), Elizeu Pereira (MDB), Marcelo Achutti (MDB), Marcos Kurtz (Podemos) e Patrick Machado (PDT); o representante operacional da empresa PGTur, Elizeu Ferreira; presidentes e integrantes de associações de bairros, representantes de instituições de ensino e cidadãos.
Assista a audiência na íntegra: