Um bebê de apenas um ano morreu engasgado após receber atendimento médico na unidade de saúde do Conde Vila Verde, nesta terça-feira (04). Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Saúde da cidade, a criança chegou à unidade às 11h45 com suspeita de obstrução de vias aéreas causada por aspiração de corpo estranho (OVACE) e já estava cianótica, ou seja, com a pele arroxeada pela falta de oxigenação.
De acordo com a nota divulgada pela prefeitura, a equipe médica prestou os primeiros atendimentos necessários e seguiu o protocolo de atendimento da saúde, acionando o SAMU no mesmo instante. O óbito foi constatado às 13h05, mesmo após a tentativa de realizar a Manobra de Heimlich no bebê.
Ainda segundo a nota, assim que a criança chegou na unidade, o médico e toda a equipe de profissionais (médico/enfermeiro e técnicos de enfermagem) da unidade prestaram os atendimentos necessários. A prefeitura de Camboriú lamentou o ocorrido e afirmou que a Saúde da cidade preza pelo bom atendimento a todos que necessitam dos serviços.
Nota da prefeitura de Camboriú:
“Primeiramente faz-se necessário esclarecer que a Saúde de Camboriú preza pelo bom atendimento a todos que necessitam dos serviços. Sobre essa situação em questão, a Secretaria de Saúde informa que a criança chegou à unidade às 11h45 com suspeita de obstrução de vias aéreas causada por aspiração de corpo estranho (OVACE) e cianótico. No mesmo momento, a criança recebeu os primeiros atendimentos médicos necessários e foi realizado todos os procedimentos profissionais cabíveis diante da situação. Seguindo o protocolo de atendimento da saúde, o SAMU foi acionado no mesmo instante e às 12h01 a ambulância esteve no local e também procedeu com o atendimento profissional cabível.
É importante esclarecer que assim que a criança, juntamente de seus familiares, chegou na unidade o médico e toda a equipe de profissionais (médico/enfermeiro e técnicos de enfermagem) da unidade prestaram os atendimentos necessários no auxílio da Manobra de Heimlich, mas infelizmente às 13h05 foi constatado o óbito.”