Ajudar quem precisa sem esperar nada em troca. Esse é trabalho realizado por voluntários e que tem feito a diferença na vida de pacientes e funcionários do Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC), em Balneário Camboriú. Seja com apresentações musicais nos quartos ou aulas para otimizar o trabalho dos colaboradores, cada pessoa possui sua maneira de doar-se em prol do próximo.
Tatiana Bueno Franco é uma delas. A engenheira de software dedica quatro horas semanais para dar aulas de informática básica aos funcionários do hospital que possuem dificuldade em lidar com programas como Word e Excel. “Às vezes você pensa que sabe trabalhar com o computador mas tem tantos segredinhos e atalhos que a gente não conhece. Adiantou muito meu trabalho porque pude tirar dúvidas práticas do meu dia a dia”, fala a coordenadora de atendimento ao público, Ivone Traversin.
Além de voluntária, Tatiana também é paciente do hospital. Ela realiza sessões de hemodiálise periodicamente para tratar de uma doença nos rins e por conta disso acreditava que nunca seria possível realizar algum tipo de trabalho voluntário. “Sempre quis ajudar alguém, voluntariar em alguma ONG por exemplo, mas pela minha doença não posso fazer esforço físico, foi então que surgiu a ideia de ajudar aqui”, conta Tatiana.
Ela ainda explica que as aulas normalmente acontecem nas terças e quintas-feiras, porém o horário é bem flexível e se ajusta de acordo com sua saúde. “Quando eu não estou me sentindo muito bem, aviso e não vou. Os alunos são compreensivos e conseguimos seguir bem dessa forma”, complementa ela. O curso teve início em agosto deste ano e tem a duração de 20 horas.
Essa é apenas uma das diversas formas de voluntariar no hospital. Apresentações musicais, palhaçaria nos quartos, doações de enxovais e outras ações também são bem-vindas. Ser voluntário é mais que uma doação, é uma troca de experiências. Quem tiver interesse pela causa e quiser mais informações basta entrar em contato com o HMRC através do telefone disponível abaixo.