A Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) de Balneário Camboriú identificou ligações irregulares na rede de esgoto da Avenida Atlântica durante os testes de fumaça que iniciaram nesta terça-feira (25). A ação, realizada na região da Barra Sul, faz parte do programa Se Liga na Rede, que tem como objetivo localizar o desvio irregular de esgoto para a rede de drenagem pluvial, o que compromete a qualidade da água dos rios e do mar.
Logo nos primeiros trechos inspecionados, com o apoio dos testes de fumaça e do sistema de inspeção por vídeo, foram identificadas falhas na rede. Em Balneário Camboriú, ainda são comuns os casos em que o esgoto é ligado indevidamente à rede de drenagem, o que sobrecarrega o sistema e contribui para a poluição das águas.
O diretor-presidente da Emasa, Auri Pavoni, acompanhou a operação ao lado da equipe técnica do programa e destacou que, com as constatações, será possível avançar em ações mais eficazes para eliminar o esgoto cloacal da rede pluvial.
“Este é um dos maiores desafios para garantir a qualidade da água em Balneário Camboriú, especialmente em dias de chuva, quando a balneabilidade da Praia Central se torna uma preocupação para moradores e turistas”, enfatizou.
A preocupação da Emasa é com a chamada poluição difusa, que ocorre durante as chuvas. Nesse cenário, a água pluvial arrasta sujeira das ruas, resíduos das calçadas e esgoto irregular, lançando tudo diretamente nos corpos d’água.
Com a continuidade dos testes, a expectativa é resolver um dos principais desafios ambientais da cidade, promovendo mais qualidade para a água do mar e protegendo os recursos hídricos de Balneário Camboriú. Conforme novas irregularidades forem detectadas, a Emasa atuará em parceria com a Secretaria de Obras para realizar os ajustes e melhorias na infraestrutura.
Testes de fumaça
Os testes de fumaça são uma técnica eficiente e segura para identificar essas irregularidades. O procedimento consiste na injeção de uma fumaça especial – não tóxica e inofensiva à saúde – na rede de esgoto. Quando a fumaça aparece em bocas de lobo ou outros pontos da drenagem pluvial, indica a existência de desvios.