Camboriú vem registrando um crescimento na geração de empregos acima da média do Estado nos últimos três anos. O município fechou 2019, com 5.669 demissões contra 6.224 admissões, o que resultou em um saldo positivo, gerando 555 novos empregos formais. Esse crescimento coloca Camboriú, proporcionalmente, entre as principais cidades do estado na geração de empregos. Os dados são divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, de acordo com avaliação do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados(Caged). Para saber mais acesse o link https://bit.ly/319eoeE.
O saldo positivo entre demissões e admissões vem sendo registrado desde 2017, quando foram realizadas 5.198 contratações contra 4.712 demissões – saldo positivo de 486. Em 2018, também encerrou com saldo positivo nas admissões, com 684 novas vagas criadas. Os números apontam um crescimento vertiginoso, maior do que a média do estado. Os setores que mais contrataram no ano passado são os de serviços industriais de utilidade pública, construção civil, prestação de serviços e indústria de transformação.
Grandes empresas estão estudando se instalar na cidade em 2020. “A rede de Supermercado Top, está construindo um novo mercado no bairro Taboleiro, que deve gerar cerca de 120 empregos diretos. “Ainda temos outra rede de supermercados e uma empresa grande de comércio varejista de olho em Camboriú. A geração de empregos nos surpreende a cada ano”, comemora o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mario Bianchet.
De acordo com os dados do Ministério do Trabalho o emprego formal em Camboriú vem crescendo a contramão do país. Em 2018, por exemplo, o Brasil fechou com saldo de emprego negativo e Camboriú encerrou com saldo positivo. “Estamos muito felizes com esse resultado. Dentro das nossas metas, na gestão econômica, uma das prioridades é a geração de empregos e renda, com ações planejadas para atrair novas empresas e até investidores internacionais, como os chineses, por exemplo. Criamos cursos para capacitar da nossa mão-de-obra e também lançamos o edital de licitação de dois terrenos no Distrito Industrial, áreas retomadas pelo município. As empresas recebem incentivos para se implantarem na cidade” ressalta o prefeito, Elcio Rogério Kuhnen.
De acordo com o assessor de Indústria e Comércio, Marlon Borsatto, Camboriú retomou o crescimento nos últimos três anos. “Fizemos um estudo e analisamos que de 2014 a 2016 a cidade ficou estagnada na geração de empregos. Chegando a 2015 e 2016 com mais demissões que contratações”, destaca.