A Prefeitura de Balneário Camboriú iniciou no último sábado (05), a sondagem em mar de reconhecimento geológico/geotécnico de solo do local onde será construído o Molhe do Pontal Norte, na foz do Rio Marambaia. O trabalho está sendo realizado por um geólogo e técnicos de sondagem e faz parte de uma das etapas do projeto, exigido pela Caixa Econômica Federal.
A sondagem será feita em dois pontos de ensaio e visa estimar a quantidade de pedras necessária para a construção do molhe. A previsão é de que o trabalho seja concluído em 30 dias e está sendo executado pela empresa DSoares, de Belo Horizonte (MG), vencedora do processo licitatório.
No dia 27 de abril o Município recebeu a Licença Ambiental Prévia (LAP) para o projeto de reestruturação da faixa de areia e construção do Molhe do Pontal Norte. Com a reestruturação, a Praia Central deverá ficar com cerca de 60 metros a mais de faixa de areia. Atualmente há trechos com apenas 25 metros. No local serão colocados 2,4 milhões de metros cúbicos de material trazidos de jazidas que ficam a cerca de 15 km da costa, mas que tem o mesmo tipo de componentes orgânicos existente na faixa de areia.