O Setor de Inteligência do Rendimento (SIR) iniciou as atividades como projeto piloto no início de 2018, com objetivo de criar um suporte para técnicos e atletas das modalidades que representam o município em competições oficiais.
O programa executa bateria de testes de aptidão física, avaliações antropométrica e morfológica humana, prevenção de lesões, além de realizar trabalho exclusivo na reabilitação de atletas com pós-operatórios, com parceria do departamento de fisioterapia.
As intervenções são aplicadas uma vez por semana, atualmente, dez modalidades recebem as atividades que visam fortalecer e prevenir futuras lesões.
Os professores da Fundação Municipal de Esportes (FME) Aline Grinwald e Leoni Maule são os responsáveis pela aplicação dos exercícios. Aline é uma das responsáveis pelo surgimento do projeto. “Além da aplicação do programa de prevenção de lesões, nós trabalhamos com uma bateria de testes de aptidão física e a parte de avaliação antropométrica, a parte de peso, estatura, percentual de massas e densidade óssea”, comentou.
A ideia do projeto é que os atletas realizem as atividades todos os dias antes dos treinos, pelo menos um ou dois exercícios de cada agrupamento muscular, assim, os riscos de lesões diminuirão. Os professores articulam com os técnicos quais partes precisam ser trabalhadas, para trazer um programa específico para a modalidade. Além disso, priorizam a questão de consciência corporal dos atletas, para certificar que estão executando corretamente os exercícios para a percepção, equilíbrio e estabilidade.
A professora da Ginástica Rítmica da FME, Sheila Caroline Alves, comenta a diferença que o programa fez para as atletas. “Já senti uma diferença bem grande nas atletas da ginástica rítmica, aumento da força muscular delas e automaticamente o número de lesões diminuiu”, concluiu.