A equipe de atletismo da Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú (FMEBC) continua colhendo os frutos de um bom trabalho, conquistando títulos e acumulando convocações para a Seleção Brasileira. Desta vez, os atletas irão representar o município e o país no Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética nos dias 5 e 6 de fevereiro, em Lima, no Peru.
Esta é a sexta convocação do treinador da Fundação, Diogo Gamboa, para compor a equipe técnica da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). O convite veio pela quantidade de corredores convocados no município, com Heron Rodrigues Miranda, Lillian Dumes Bittencourt e Karlana Malaghini Pavinato – todos na categoria sub-20.
“Esta era para ser minha sétima convocação, porém teve o Pan-Americano que foi cancelado. Mas isso é detalhe, espero que possa fazer um bom trabalho para ajudar a seleção e nossos atletas a competir em alto nível. É importante termos resultados e constância como forma de manter todo o suporte que temos recebido da FMEBC, além desta modalidade sempre ter um gostinho especial”, disse o treinador e antigo atleta de marcha atlética, Diogo Gamboa.
Entre os atletas, Heron e Lillian chegam na competição continental como campeões brasileiros da categoria, título conquistado no início de 2022. Além deles, que somam sete convocações – quatro de Heron e três de Lillian, Karlana fará sua estreia com a camisa da seleção brasileira. A atleta ficou com o quarto lugar no campeonato nacional e fará sua primeira viagem internacional, tentando surpreender os adversários e buscando experiência.
O treinador ainda falou sobre a força que a modalidade tem na América do Sul. “Grandes nomes da marcha atlética estão aqui, então será uma competição complicada. Mas temos grandes chances de trazer bons resultados, além de estar perto de grandes nomes no cenário como Caio Bonfim, que ficou em quarto lugar nas Olimpíadas Rio 2016”, completou Gamboa.
Além do Sul-Americano, Heron e Lillian estão confirmados na disputa do Mundial em Omã, no Oriente Médio, nos dias 4 e 5 de março. A vaga está garantida pois ambos são líderes do ranking nacional na categoria sub-20.