Para a semana, a previsão da Epagri/Ciram indica tempo instável e chuvoso em todas as regiões. As temperaturas continuam amenas, mas com sensação de ar abafado. As mínimas devem ficar entre 18ºC a 20°C e as máximas entre 24ºC a 27ºC.
Segunda-feira (09/10):
Tempo: Encoberto com chuva no Oeste e Norte de SC, e Vale do Itajaí. Nas demais regiões, chuva mais isolada com possíveis aberturas de sol.
Temperatura: amena com pouca variação durante o dia, devido à nebulosidade.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado.
Sistema: baixa pressão favorecendo a chuva no Oeste e Norte de SC. Frente fria na altura do RS.
Terça-feira (10/10):
Tempo: no Norte de SC, chuva em todo o período. No Oeste e Meio-Oeste, chuva, melhorando no decorrer da tarde. Nas demais regiões, a chuva começa no decorrer do dia.
Temperatura: amena com pouca variação durante o dia, devido à nebulosidade.
Vento: noroeste a sudeste, fraco a moderado.
Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão). Frente fria na altura do RS.
Quarta-feira (11/10):
Tempo: instável com chuva em todo o Estado. Chuva mais persistente nas regiões de divisa com o RS e Grande Florianópolis. Chuva mais isolada, com períodos de aberturas de sol, no Oeste e Norte de SC, e Vale do Itajaí.
Temperatura: mais elevada no Oeste e Norte.
Vento: noroeste a sudeste, fraco a moderado.
Quinta e sexta-feira (12 e 13/10):
Tempo: instável com chuva persistente no Estado. Chuva mais isolada com chance de aberturas de sol apenas para o Oeste e Planalto Norte.
Temperatura: mais elevada no Oeste.
Vento: sudeste a leste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.
TENDÊNCIA de 14 a 23 de outubro de 2017
De modo geral, a chuva segue frequente nesse período em SC, com a influência de sistemas frontais e áreas de baixa pressão no Sul do Brasil, e com elevados índices de umidade direcionados para essa região. Maiores chances de aberturas de sol no início do período, e maiores condições de chuva mais volumosa no final do período. Em relação à temperatura, tempo mais abafado entre 16 e 20/10, diminuindo a partir do dia 21, com o avanço de uma massa de ar mais frio, após a passagem de uma frente fria pelo Estado.
Laura Rodrigues – Meteorologista