Balneário Camboriú, que sediou na última semana os treinos da Seleção Brasileira de Handebol Feminino em Cadeira de Rodas e o Campeonato Brasileiro da modalidade, nesta semana foi coroada com a convocação de sete atletas e da técnica da cidade para a Seleção Brasileira.
A técnica Gévelyn Cassia Almeida de Quadros e as atletas Susana Silva, Dayane Paes Muniz, Cristiane Costa, Cristiane Krüger, Dayana Moraes, Fabiane Ferreira da Silva e Claudia Maria Dutka foram convocadas. Elas se destacaram durante o treinamento e o Campeonato Brasileiro – que serviu como seletiva, conquistando a vaga na seleção verde e amarela. O grande objetivo da Seleção Brasileira é o ciclo Parapan e o Mundial 2019-2020.
O superintendente da Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú, David Labarrica, destaca o crescimento do Paradesporto na cidade. “Tenho muito orgulho de estar à frente da Fundação Municipal de Esportes, de poder acompanhar o trabalho e dedicação dessas atletas. O crescimento do paradespoto na cidade é evidente e a expectativa é sempre conquistar mais espaço, através de muito trabalho”.
A técnica Gévelyn Alneida foi uma das responsáveis pelo resgate da modalidade em Balneário Camboriú, junto com a Fundação Municipal de Esportes. Como técnica da Seleção Brasileira ela já fez algo inédito na modalidade: camping aberto para as atletas, que ocorreu entre os dias 10 a 14 de setembro. “Treinos intensivos, trabalho árduo no qual contamos com a participação de um grupo de profissionais trabalhando a preparação física, tática e técnica”, destaca.
Evolução da equipe e o Campeonato Brasileiro
O paradesporto em Balneário Camboriú vem ganhando destaque ao longo do ano. São inúmeras convocações dos paratletas para seletivas, treinos e campeonatos durante o ano, com destaque nacional.
O handebol em cadeira de rodas feminino não fica pra trás: vem ganhando força e visibilidade de forma gradativa, com muito trabalho e disciplina das atletas. Com treinos aos finais de semana no C.E.M Presidente Médici, a equipe ganha entrosamento e técnica.
Gévelyn destaca as ótimas partidas feitas pelo time, alcançando o terceiro lugar no campeonato nacional, mas ressalta que a equipe feminina ainda está em formação, com atletas da casa e convidadas. “Começamos a colher nossos frutos conquistando o 3º lugar no Campeonato Brasileiro Feminino com excelentes jogos. Destacando Susana Silva que foi a atleta revelação e outras seis convocadas”, finaliza.
O próximo objetivo com o Handebol em Cadeira de Rodas é o Campeonato Brasileiro Masculino HCR4 na cidade de Toledo (PR) e o Parajasc em Jaraguá do Sul, ambos no mês de outubro.