Os Agentes de Trânsito de Balneário Camboriú, com apoio da Guarda Municipal, realizaram uma ação para autuar e remover as bicicletas que transitam sobre passeios, praças e pelo Calçadão da Avenida Central. A fiscalização foi realizada de quinta-feira a domingo (22 a 25), com o intuito de reduzir e, consequentemente, inibir o número de ocorrências de roubos e furtos, onde os criminosos utilizam esse tipo de transporte.
A ação foi feita em conformidade com o Artigo 255 do Código de Trânsito Brasileiro, que fala sobre a proibição de andar de bicicleta em passeios onde não seja permitida a circulação deste veículo. A infração é passível de multa e recolhimento da bicicleta. Na Praça Almirante Tamandaré e no Calçadão da Avenida Central, placas de sinalização informam sobre a proibição de circular de bicicleta nestes locais.
Durante a operação, nove bicicletas foram apreendidas. O secretário de Segurança, Antônio Gabriel Castanheira, acredita que essa medida trará resultados positivos em um curto período de tempo, promovendo mais segurança no Centro e nos bairros da cidade. “Muitos indivíduos utilizam bicicletas para cometer crimes, principalmente pequenos furtos e tráfico de entorpecentes. Durante a ação, encaminhamos todos os transportes apreendidos para a Secretaria de Segurança”, explicou Castanheira. Outras operações serão feitas para coibir a prática de andar de bicicletas em locais proibidos.
As bicicletas recolhidas poderão ser retiradas das 14h às 18h, na Secretaria de Segurança, localizada na Rua Pardal nº 111. O proprietário deverá estar munido do Auto de Retirada de Veículo em Circulação (ARVC), documentos pessoais e nota fiscal da bicicleta.