Desde esta segunda-feira (22), os agentes de combate às endemias realizam vistorias nos imóveis e terrenos dos bairros Centro e Pioneiros, para evitar o aumento no número de casos de dengue em Balneário Camboriú. Com a alta temperatura em pleno o inverno, é importante que a população tome os devidos cuidados para combater a doença.
A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, orienta que os moradores verifiquem suas residências, buscando eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e Zika, que se cria em recipientes com acúmulo de água. Os moradores podem fazer o uso de inseticidas aerossóis, encontrados facilmente nos supermercados. Além disso, o uso do repelente ajuda na proteção contra a doença.
Vale ressaltar que os agentes do Programa de Combate à Dengue atendem também as demandas da Ouvidoria Municipal, que recebe denúncias de locais inapropriados pelos telefones (47) 3267-7024, 0800 644 3388 ou Whatsapp (47) 99982-1979.
Dengue em Balneário Camboriú
Até o momento, o município de Balneário Camboriú registra 220 casos de dengue. Deste total, 174 são autóctones (contraídos na cidade), 44 indeterminados e dois importados (contraídos fora do município).
Ao todo, são 735 focos do mosquito espalhados pelos bairros de Balneário Camboriú. O Centro soma 207, e é o bairro com mais focos da doença. Os bairros Nações (77), Nova Esperança (56), Ariribá (55) e Barra (51) também registraram aumento de focos em uma semana.
Dicas para eliminar os criadouros do mosquito
Coloque areia nos pratos ou deixem sem pratos;
Piscinas devem ser mantidas limpas o ano todo;
Telar os ralos;
Recolher e acondicionar o lixo em local coberto;
Cisternas e reservatórios devem ser mantidos fechados.