A Secretaria de Saúde de Camboriú intensifica, a partir desta quinta-feira, dia 22, as vacinações contra HPV e meningite. As imunizações contra as doenças serão feitas nas escolas municipais, estaduais e particulares. A ação segue até setembro. Estima-se que durante a mobilização sejam vacinados sete mil adolescentes do município. Os pais ou responsáveis legais devem assinar autorização para que os alunos sejam imunizados nas unidades escolares.
continua após a publicidade
A diretora de Vigilância Epidemiológica do município, Laís Emídio, explica que o trabalho segue uma orientação do Ministério da Saúde. No caso do HPV, por exemplo, a mobilização visa evitar o aumento no número de casos da doença. “A adolescência é o período no qual a maioria dos adolescentes ainda não teve a primeira relação sexual. Assim, a eficácia da vacina é maior”, comenta.
As vacinas contra HPV são destinadas a meninas de 9 a 14 anos e garotos de 11 a 14 anos. A vacinação protege contra o câncer no colo de útero e ânus, além de verrugas na vagina. Já nos homens, os sintomas da doença são machucados no pênis e testículos, boca ou garganta. A Meningo C é aplicada em adolescentes de 11 a 14 anos – de ambos os sexos – e protege contra a meningite. A imunização serve como reforço para as aplicações feitas quando bebê aos 3, 5 e 12 meses.
Quem não tomar as vacinas nas escolas pode procurar as Unidades de Saúde que possuem sala de vacinação. As Unidades atendem demanda livre de segunda a sexta-feira – das 7h30min ao 12 horas e das 13h30min às 17 horas. Os adolescentes só precisam apresentar a caderneta de vacinação e documento original com foto para serem imunizados.