Idosos poderão assistir a sessões gratuitas de cinema em junho, nas sextas-feiras, a partir desta semana. Os filmes serão exibidos pelo projeto CineAmar, em parceria com a Secretaria da Pessoa Idosa (SPI) de Balneário Camboriú. As sessões ocorrerão dias 11, 18 e 25 de junho, às 16h, na sede do Centro de Integração Cultural Afetivo Latino-Americano (CICAL) e Círculo Argentino de Santa Catarina (CASC), localizada na Rua Holanda, 150, no Bairro das Nações.
Para assistir aos filmes no local, o idoso precisa se inscrever pelo fone (47) 3267-7054 ou na própria secretaria (Rua 1822, nº 614, no Centro de Balneário Camboriú), pois as vagas são para 24 pessoas. Além de reservar a vaga, é necessário estar vacinado contra a Covid-19 (é obrigatório ter as duas doses da vacina CoronaVac ou uma dose da AstraZeneca ou da Pfizer aplicada no período de, pelo menos, dez dias). Os protocolos de segurança para evitar a disseminação do novo coronavírus terão de ser seguidos, como o uso de máscara e o distanciamento entre as pessoas.
Após cada exibição, uma psicóloga debaterá com os participantes o assunto abordado pelo filme. O CineAmar é um projeto de cineclube patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú (LIC). O projeto tem apoio do Centro de Integração Cultural Afetivo Latino-Americano e Círculo Argentino de Santa Catarina. Para a população em geral, as sessões são on-line, começaram em dezembro de 2020 e vão até 30 de junho de 2021. Confira abaixo como assistir às sessões on-line:
Saiba como assistir às sessões on-line do CineAmar, também gratuitas:
1 – Para começar, basta você acessar o endereço https://www.cicalbc.com/cineamar e fazer a inscrição para receber o login de acesso e link para a plataforma de exibição dos filmes;
2 – Na plataforma, você terá acesso a uma vitrine de longas, médias e curtas-metragens, dublados ou legendados;
3 – Um vídeo de apresentação explica em detalhes o funcionamento do cineclube on-line;
4 – Antes do início de cada filme, será exibido um breve vídeo apresentado por Matheus H. Camilo, que faz uma introdução estimulando o espectador no contexto artístico em que o filme se encontra. Ao fim do filme, outro pequeno vídeo convida o público a refletir sobre questões levantadas pela obra. O espectador poderá interagir por meio de comentários na própria plataforma.