A partir de 1º de junho (terça-feira da próxima semana), moradores da Região Sul de Balneário Camboriú com 60 anos de idade ou mais poderão solicitar a carteirinha do idoso e a credencial de estacionamento para idosos na Subprefeitura, localizada no Bairro da Barra.
O atendimento aos idosos será todas as terças-feiras, das 14h às 17h. Com a mudança, a Secretaria da Pessoa Idosa e a Subprefeitura visam facilitar o acesso a esses documentos a pessoas com 60 anos ou mais, que não precisarão mais se deslocarem ao Centro. Ambos os documentos ficam prontos na hora (confira no fim do texto o que é preciso levar para obtê-los). Ainda em junho, serão oferecidas atividades físicas a idosos dessa região da cidade, em dias, horários e locais que serão definidos pelas associações de moradores.
A Subprefeitura da Região Sul de Balneário Camboriú fica na Casa Linhares, situada na Praça do Pescador, no Bairro da Barra (Rua Emanoel Rebelo dos Santos, 44). São atendidos pela Subprefeitura os bairros Barra, Nova Esperança, São Judas Tadeu, e as Praias Agrestes (Laranjeiras, Taquarinhas, Taquaras, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho).
Atendimento aos idosos das demais regiões da cidade
Para os idosos que residem nas demais regiões da cidade, a carteirinha é feita na Secretaria da Pessoa Idosa (Rua 1822, n°614, entre a 3ª e a 4ª Avenida), e a credencial do estacionamento é obtida, por enquanto, no BC Trânsito (Avenida Santa Catarina, nº 701, no Bairro dos Estados). A previsão é de que, dentro de 15 dias, a credencial do estacionamento passe a ser emitida também na Secretaria da Pessoa Idosa. A data da mudança será informada posteriormente.
Documentos necessários para a confecção da carteirinha do idoso:
Para solicitar a carteirinha, é necessário levar RG, CPF, comprovante de residência e a carteirinha do SUS. A foto é feita na hora. A carteirinha do idoso serve como documento de identificação, substituindo o RG e o CPF, nos serviços municipais. Ela também garante meia-entrada nos eventos culturais, como teatro e cinema, e gratuidade no transporte coletivo de Balneário Camboriú.
Documentos necessários para a confecção da credencial de estacionamento para idosos:
Para solicitar a credencial, é preciso apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência em nome do titular e, se o imóvel for alugado, é necessária a cópia do contrato de locação. A apresentação dos documentos tem de ser feita pelo próprio idoso. A credencial garante o direito de estacionar o veículo nas vagas prioritárias.