Devido ao crescente número de casos de pessoas contaminadas com o Covid-19 na nossa região, e preocupados com o aumento de casos positivos em Camboriú desde a última semana, a Secretaria de Saúde de Camboriú, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, orienta que os moradores procurem por atendimento no Centro de Triagem e Coleta de Covid-19 e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em casos de sintomas acentuados, como por exemplo: febre, falta de ar, respiração acelerada, tosse, dor de garganta e dificuldade para respirar. Se os sintomas forem leves, ou algum familiar positivo e a pessoa encontra-se assintomático, permaneça também em repouso e em isolamento domiciliar. Em caso de dúvidas a pessoa pode fazer contato pelo telefone (47) 3365-4623 e (47) 3365-1098.
“Desde início da pandemia focamos nossos esforços para prestar o melhor atendimento possível a nossa comunidade. Porém, nas últimas duas semanas o número de atendimento presencial triplicou e muitos pacientes estavam com sintomas leves, o que preocupa em caso de necessidade de atendimento a pacientes urgentes. Por isso, pedimos a comunidade que permaneçam em casa, quem esteja com sintomas leves, e tirem dúvidas por telefone. Nosso objetivo continua sendo evitar a disseminação do vírus e consequentemente a ocupação em massa em leitos de enfermaria e Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) nos hospitais”, explica a secretária de Saúde, Elisama de Freitas.
O teste laboratorial, sowab, RT-PCR estão sendo realizados preferencialmente entre o terceiro até o quinto dia após o início dos sintomas, podendo ser realizada até o sétimo dia. Já o teste rápido deve ser realizado, de forma geral, a partir do oitavo dia do início da apresentação do sintoma. Devido ao aumento significativo em toda região, os exames coletados, que são enviados para o Laboratório Central de Santa Catarina (Lacen), tem o prazo de sete a nove dias para o município ser oficializado com o resultado.