A campanha de aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 segue em Balneário Camboriú. Após 15 dias do início da campanha, foram aplicadas na cidade 2500 doses, número que representa cerca de 10% do público-alvo. Para que a procura pelo imunizante por parte da população idosa cresça, a Secretaria de Saúde, por meio do departamento de Vigilância Epidemiológica, reforça a importância de manter o esquema vacinal completo.
A vacina bivalente protege o organismo contra o vírus original da Covid-19 (Sars-CoV-2) e também contra as suas diferentes cepas, sendo uma versão atualizada das vacinas anteriores. “Temos doses disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município. Precisamos que a população compareça às salas de vacina para que possam se prevenir e contribuir para que os números da Covid na cidade continuem baixos”, ressalta a diretora da Vigilância Epidemiológica, Adriana Diogo.
Estão aptos para a vacina: idosos acima de 60 anos e pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência (abrigados e trabalhadores dessas instituições); pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. A partir do dia 20, a vacina passa a ser oferecida também a gestantes e puérperas. Posteriormente, será a vez de profissionais de saúde, pessoas com deficiência, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional estarem aptos à vacinação.
A vacina, da marca Pfizer, está sendo aplicada em todas as unidades de saúde do município das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Na UBS Central, a vacinação ocorre sem pausa para o almoço. Para estar apta à vacina, a pessoa deve ter completado todo o esquema vacinal contra a Covid-19 previamente (Dose 1 + Dose 2). O intervalo para a dose de reforço com vacinas bivalentes será a partir de quatro meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com vacinas monovalentes. As pessoas que receberem o reforço da vacina Pfizer Bivalente são consideradas como tendo finalizado o esquema de vacinação.
A dose de reforço para pessoas que não estão no grupo prioritário será realizada com a vacina monovalente disponível no momento, conforme a recomendação vigente. Em Balneário Camboriú, estão aptas a receberem a primeira dose de reforço, pessoas a partir dos cinco anos de idade e crianças de três e quatro anos que receberam Coronavac. Já a segunda dose de reforço está disponível para pessoas maiores de 30 anos, profissionais da saúde e imunossuprimidos.