A melhor forma de prevenir a dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e, para isso, é preciso mobilizar toda população. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú convocou as entidades civis e não-governamentais para uma reunião, nesta quinta-feira (04), no Teatro Municipal Bruno Nitz.
“Precisamos que todas as pessoas se sensibilizem para a prevenção e combate à dengue. Cada pessoa precisa ter a consciência de que os casos só vão parar quando cada um olhar dentro da sua casa, quintal e estabelecimento procurando possíveis criadouros do mosquito e eliminando qualquer local com água parada. Só assim teremos uma melhora nesse cenário que se estende por todo Estado”, explica o secretário de Saúde, Omar Tomalih.
Durante a reunião, será apresentado pelos agentes da dengue o atual cenário do município, quais os sintomas da doença e de que formas as entidades podem contribuir no combate a doença. Dessa maneira, a Secretaria espera que as entidades se envolvam na mobilização da população.
A Secretaria de Saúde tem promovido constantemente ações de conscientização pelos bairros e nas escolas, mutirões de prevenção nos imóveis, aplicação de fumacê onde há casos ativos e, recentemente, a abertura do Centro de Referência de Atendimento à Dengue, na Avenida Palestina, nº 150 – Nações.
Para fazer a denúncia de locais com suspeita de foco do mosquito, o morador deve entrar em contato com a Ouvidoria Municipal por meio dos números: (47) 3267-7024 e (47) 9 9982-1979 (WhatsApp) ou no 0800 644 3388.