Uma guarnição da Polícia Militar foi informada pela Central de Emergências que na Rua Guararema, um masculino posteriormente identificado como EDSON ABILIO ALVES, Sargento da Reserva Remunerada da Polícia Militar de Santa Catarina, acabara de ser alvejado por disparos de arma de fogo.
A guarnição prontamente se deslocou ao referido local e constatou o fato, onde a vítima estava caída no chão já aparentemente sem vida. Que a guarnição então solicitou a imediata presença do SAMU que chegou ao local e constatou o óbito, bem como o apoio de outras guarnições que chegaram rapidamente ao local e seguiram em rondas.
Cabe salientar também que não foi encontrada nenhuma arma de fogo nas proximidades do militar alvejado, tampouco cápsulas de munições.
Diante dos fatos, a guarnição então preservou o local e solicitou junto a Central de Emergências a presença do IGP da Polícia Civil. Após o levantamento preliminar de imagens, constatou-se conduta típica de execução, onde um masculino se aproximou e, sem prévio aviso, realizou vários disparos de arma de fogo contra a vítima, que inclusive estava desarmada.
O Sargento Abílio serviu na ativa da Polícia Militar por uma carreira de mais de 30 anos.