Neste sábado (07), ocorre o tradicional Sarau da Tainha, no Bairro da Barra. A partir das 19h na Praça do Pescador (Rua Emanuel Rebelo dos Santos, altura do número 1079) será possível declamar poesias no microfone aberto, apreciar o artesanato e cultura locais e, claro, acompanhar apresentações de importantes projetos lançados recentemente em Balneário Camboriú.
A apresentação musical ficará por conta da compositora, instrumentista e cantora Kika Meneghatti. Também durante o Sarau, dois livros serão lançados: Preia-mar, de Juliana Ben, que relaciona o movimento das marés com as mudanças da vida cotidiana, e um livro surpresa do escritor Demetrio Panarotto.
O Projeto Barra Cultural, realizado através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), será apresentado no Sarau. O projeto retrata em muros da cidade elementos que identificam Balneário Camboriú, como a mata, os animais e barcos de pesca. Outro ponto do projeto é o “Poesia na Balsa”, que são quatro vídeos de intervenções poéticas em homenagem a balsa que realizava a travessia entre o Bairro da Barra e a Barra Sul.
“Vamos apresentar uma exposição fotográfica com registros de todo processo do projeto e também lançaremos o primeiro dos quatro vídeos do ‘Poesia na Balsa’. Ainda este mês vamos lançar o informativo, que é uma espécie de guia e realizar o percurso para ver os muros”, disse Deborah Garcia Boeira, uma das organizadoras e idealizadoras do Sarau.
Será possível comprar artesanato local, realizar a troca de livros e LP’s e ouvir as tradicionais histórias de pescador. Quem quiser poderá trazer a sua própria cadeira de praia para apreciar o evento. Aberto à comunidade, o Sarau da Tainha é realizado pelo coletivo Peixaria Cultural e tem entre os apoiadores a Fundação Cultural de Balneário Camboriú, por meio do edital de apoio a eventos, e Associação de Moradores do Bairro da Barra.