Passar mal durante a festa da virada não está nos planos de quem vai até a praia assistir à queima de fogos. Porém, acidentes e imprevistos acontecem, e é sempre bom estar preparado para qualquer tipo de ocorrência. É pensando nisso, que a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú, juntamente com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Hospital Municipal Ruth Cardoso, e apoio da Secretaria de Obras, oferecerá atendimento emergencial no dia 31 de dezembro, noite de Reveillón, em uma tenda montada na Praça Almirante Tamandaré. Neste dia, três viaturas do SAMU também estarão operando na Praça.
Nesta quinta-feita (28), uma reunião com a equipe que vai trabalhar na tenda foi realizada na base do SAMU de Balneário Camboriú, para fazer os últimos ajustes e orientar os profissionais. A tenda foi cedida pelo SAMU Estadual e contará com uma equipe de dois médicos, quatro enfermeiros, cinco técnicos de enfermagem, além de todo o material necessário, suporte básico e avançado de vida para primeiros socorros. A tenda irá funcionar das 19h do dia 31 até às 6h do dia 1°.
A Guarda Municipal, Agentes de Trânsito e Polícia Militar auxiliarão na segurança e no transporte de pacientes, caso haja necessidade de transferência para o Hospital ou PA da Barra. O coordenador do SAMU de Balneário Camboriú, Fabiano do Prado Bueno, disse que a ajuda do transporte é imprescindível para que os atendimentos ocorram o mais rápido o possível. “O transporte diminui o nosso tempo de resposta para um atendimento mais rápido das vítimas que possam ocorrer nesse período”.
Neste período de festas, o Pronto Atendimento da Barra, o PA do Ruth Cardoso e a tenda podem chegar a 10 mil atendimentos. A secretária da Saúde, Andressa Haddad fala do principal objetivo da tenda. “A nossa ideia com a tenda é tornar essa festa mais tranquila e que qualquer urgência e emergência que as pessoas venham a ter na beira da praia possam ter um controle imediato. Nós somos uma cidade turística e é importante que a saúde esteja preparada para socorrer as pessoas que necessitarem do nosso atendimento”.