Nesta sexta-feira, 9 de agosto de 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Santa Catarina para inaugurar o Contorno Viário da Grande Florianópolis, uma obra de infraestrutura aguardada há mais de uma década. Durante o evento, Lula criticou a ausência do governador Jorginho Mello e do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, ressaltando a importância da colaboração entre os diferentes níveis de governo para o desenvolvimento do país.
O Contorno Viário é a maior obra rodoviária recente do país, com 50 km de extensão. Ela inclui seis acessos por trevos, sete pontes e quatro túneis duplos, projetados para desviar o tráfego da BR-101. A obra, que contou com um investimento de R$ 3,9 bilhões por parte da Arteris, promete reduzir pela metade o tempo de deslocamento na Grande Florianópolis durante os horários de pico.
Itajaí:
O presidente participou também do lançamento da Fragata Tamandaré em Itajaí. Durante seu discurso, Lula destacou a importância da modernização tecnológica para as Forças Armadas e o fortalecimento da indústria nacional de defesa. Ele ressaltou que a construção das fragatas envolve a geração de 8 mil empregos e a transferência de tecnologia, sendo um projeto fundamental para a soberania nacional.
A Fragata Tamandaré é a primeira de quatro fragatas da classe Tamandaré, construídas com tecnologia de ponta e grande participação da indústria nacional. Este projeto envolve a geração de 8 mil empregos diretos e indiretos, e a transferência de tecnologia, fortalecendo a Base Industrial de Defesa do Brasil. A fragata é parte de um esforço estratégico para modernizar as Forças Armadas brasileiras e garantir a soberania nacional, especialmente na defesa do pré-sal e das riquezas naturais do país.
Lula também lamentou o acidente aéreo em Vinhedo, São Paulo, que resultou na morte de 58 passageiros, pedindo um minuto de silêncio em homenagem às vítimas.