(Atualização (17h28) De acordo com a Defesa Civil, nesta quarta-feira (21), as chuvas tendem a diminuir de intensidade. Entre a madrugada e manhã desta quarta-feira, os volumes devem atingir entre 20mm e 50mm em Balneário Camboriú. O acumulado de chuva nas últimas 24h é de 234,15mm na cidade.
Uma força-tarefa iniciará os trabalhos de limpeza pelas ruas atingidas pelas enchentes na cidade nesta quarta-feira. O serviço será feito conforme diminuição das precipitações.
O município de Balneário Camboriú está com pontos disponíveis para arrecadação de mantimentos, roupas, roupas de cama, toalhas e produtos de higiene pessoal e de limpeza nos abrigos em funcionamento. Por enquanto, 32 pessoas estão alojadas nos dois abrigos abertos pela Prefeitura.
Aqueles que se interessarem em fazer uma doação, podem se encaminhar ao CEM Alfredo Domingos (Av. Hermógenes Assis Feijó – São Judas Tadeu), ou ao Centro de Convivência (Rua Itália, nº 1059 – Nações). O 12° Batalhão de Polícia Militar (na Rua México, nº 1191 – Bairro das Nações) também está posicionado para receber os desabrigados que não conseguirem deslocamento até o abrigo emergencial
No momento, os pontos de bloqueio em Balneário Camboriú, são: Avenida Panorâmica e Avenida das Flores (esta poderá ser acessada pelos veículos que vierem da Avenida do Estado).
Saúde
Os serviços de urgência e emergência estão funcionando normalmente no PA da Barra, UPA das Nações e no Hospital Municipal Ruth Cardoso. O expediente desta quarta-feira nas unidades de saúde está mantido por enquanto, podendo sofrer alterações dependendo do volume de chuva que cair durante as próximas horas.
BC Trânsito
O funcionamento do estacionamento rotativo continua suspenso. Devido ao grande volume de chuvas, as placas semafóricas acabam por absorver umidade, fazendo com que o mecanismo de preservação do aparelho deixe os semáforos no modo intermitente. Ao se deparar com uma situação assim, a BC Trânsito pede aos condutores que dirijam com cautela, principalmente nos cruzamentos, para evitar acidentes. É importante ligar para a Central 153, que funciona 24 horas, informando a situação.
Rio Camboriú
O Rio Camboriú permanece com nível de 3.20 metros, conforme o monitoramento diário feito pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA). A vazão média no final da tarde desta quarta-feira subiu para 900 litros por segundo. A captação, o tratamento e o abastecimento de água em Balneário Camboriú ainda estão normais.
Rio das Ostras
O Rio das Ostras durante a madrugada, saiu da calha e transbordou no trecho da ponte na Rua Adaci Santos Gomes, na Barra, em direção ao mangue. Sendo o trecho que ainda está assoreado pois não foi executada a obra de limpeza, dragagem e readequação da calha, que aguarda o licenciamento do Instituto do Meio Ambiente (IMA), para conclusão. Nesta tarde, o nível baixou, mas dependendo da maré ou mais chuvas, corre o risco de extravasar novamente.
COMUNICADO PGTUR – 20/12/2022 – 17h30
A PGTur informa que a operação do transporte público municipal retornará gradativamente ainda nesta terça-feira(20).
A linha Eixo Norte Sul, via Brasil e Atlântica, retorna ás 17:30
As linhas Verde e Azul, retornam a partir das 18:30.
Devido aos transtornos e alagamentos nas principais vias da cidade causados pelas fortes chuvas que caíram nas últimas 24 horas, a operação ficou prejudicada durante todo o dia.
A empresa segue monitorando a situação das vias, dando suporte para os colaboradores vítimas das chuvas e o transporte público permanecerá enquanto houver condições de tráfego e de segurança aos usuários.
Qualquer alteração será informada nos canais da empresa e distribuído para a imprensa em geral.
SITUAÇÃO EM CAMBORIÚ (Atualização 15:51)
Nesta terça-feira, dia 20, Camboriú segue com a ocorrência de enchentes. Cerca de 60% do território do municipio está alagado, segundo dados do Corpo de Bombeiros Militar e da Secretaria de Proteção e Defesa Civil. Foram realizados mais de 200 resgates pelos Bombeiros, com o apoio da Defesa Civil, em Camboriú. Os bairros com maiores registros de atuação foram: Monte Alegre (73 casos), Tabuleiro (52) e Santa Regina (47). Segundo os responsáveis pelas ações, o número de ocorrências provavelmente é maior do que o listado, pois, em muitos casos, as equipes retiram mais pessoas do que as previstas durante os resgates.
Além das cheias, Camboriú teve alguns deslizamentos como, por exemplo, no Morro do Encano e nos bairros Tabuleiro e Monte Alegre. Em um desses casos, duas adolescentes vieram a óbito. Um deslizamento atingiu uma casa na Rua Monte Caraíba, no Jardim Aliança. As primas: Ketlin Arno Ribeiro, 16 anos, e Elaine Soares Marques, 17, não resistiram aos ferimentos após serem atingidas por escombros. Na residência, também estava uma criança de nove anos, que foi hospitalizada e já recebeu alta.
O município está em estado de emergência. Cerca de 90 pessoas estão em abrigos disponibilizados pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social.
Defesa Civil
De acordo com a Defesa Civil, choveu cerca de 260 mm nas últimas 24h em Camboriú. Um dos principais focos de atuação da Secretaria foi o bairro Jardim Europa. Até às 12h desta terça-feira, cerca de 300 pedidos de socorro foram emitidos vindo da localidade. Desde 12h30min, o município passa pela alta da tábua de maré. A tendência é que a baixa comece a partir das 19h30min. A previsão do tempo indica mais chuva durante a quarta-feira, dia 21. A tendência é que ela diminua a partir da quinta-feira, dia 22.
Atenção
Em caso de emergência ligue 199 ou envie um whatsapp para o telefone (47) 99288-4392. Ou 193 para acionar os Bombeiros.
Segurança
Bombeiros de Tijucas, Bombinhas , Itapema e São João Batista se fazem presentes na força tarefa realizada em Camboriú e região. O Corpo de Bombeiros de Camboriú acompanha as situações e orienta as famílias que têm idosos e/ou crianças que fiquem atentos e ao identificarem algum risco saiam de sua residência e procurem os pontos de abrigo disponibilizados pelo município.
Abrigo
A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social está disponibilizando um ônibus e também veículos para que as famílias possam ir até os pontos disponibilizados pelo município para abrigo.
Para o Distrito Monte Alegre, a comunidade deve procurar o Centro Adão da Rosa, localizado na Rua Flamboyant 95, no bairro MonteAlegre.Outro ponto disponibilizado é o Ginásio Francisco Duarte, localizado na Avenida José Francisco Bernardes, 1426, no Bairro Areias.
Educação
A Secretaria de Educação informa que devido as fortes chuvas, as aulas nos polos de férias estão suspensas nesta terça-feira, dia 20.