Seguindo a recomendação da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú aderiu à Campanha Estadual de Mobilização Contra a Febre Amarela. A campanha iniciou nesta quarta-feira (20) e deve permanecer durante um mês. Por este motivo, neste sábado (23) haverá o Dia D de prevenção à doença.
O Dia D ocorrerá junto ao mutirão de exames referente ao Mês da Mulher e durante o mesmo horário (das 8h às 17h) em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade. Para se vacinar, é necessário que a pessoa esteja portando documento com foto e carteirinha de vacinação. A imunização é recomendada para pessoas de 9 meses a 59 anos de idade.
“Em 2019, pouco mais de 7 mil pessoas receberam a dose da vacina. Para atingirmos a meta estipulada para este ano, precisamos vacinar mais 76 mil pessoas. Por isso, salientamos a importância de comparecer em alguma unidade de saúde e receber a dose”, diz a diretora da Vigilância Epidemiológica de Balneário Camboriú, Adriana Diogo.
O motivo da campanha é a baixa adesão à vacina no território estadual e os recentes casos da doença no estado vizinho, Paraná. É importante salientar que, em Balneário Camboriú, assim como em todo o território de Santa Catarina, não houve registros de casos de febre amarela.
Quem não deve tomar a vacina:
– Pessoas com imunossupressão secundária à doença ou terapias.
Imunossupressoras (quimioterapia, radioterapia, corticoides em doses elevadas).
– Pacientes em uso de medicações antimetabólicas ou medicamentos modificadores do curso da doença (Infliximabe, Etanercepte, Golimumabe, Certolizumabe, Abatacept, Belimumabe, Ustequinumabe, Canaquinumabe, Tocilizumabe, Ritoximabe).
– Transplantados e pacientes com doença oncológica em quimioterapia.
– Pessoas que apresentaram reação de hipersensibilidade grave ou doença neurológica após dose prévia da vacina.
– Pessoas com reação alérgica grave ao ovo.
– Pacientes com história pregressa de doença do timo (miastenia gravis, timoma).